CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A 27ª edição das Universíadas tem este ano lugar em Kazan, Rússia, de 6 a 17 de julho. Portugal irá participar com 33 atletas em 8 modalidades, representando uma comitiva de 54 pessoas, com oficiais, treinadores e árbitros. Pedro Dias é o Chefe da Delegação Portuguesa.

Com um percurso dedicado ao Deporto e, em particular, ao Desporto Universitário nacional e internacional, Pedro Dias foi Presidente da FADU no biénio de 1993-1995, ocupou o lugar de membro no Comité Executivo da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) de 2003 a 2011, e foi Diretor-Adjunto do Departamento de Desporto e Cultura da Universidade do Minho até, mais recentemente, ser eleito Diretor da Federação Portuguesa de Futebol.

Para o Chefe de Delegação este é “um momento de grande orgulho e de responsabilidade, após a aceitação do convite feito pela FADU, dado que vou representar Portugal”. Tendo em conta a sua participação em Universíadas anteriores, a mensagem para os atletas pauta-se pela “experiência marcante que o evento representa, com a vivência do ambiente na Aldeia dos Atletas e nos recintos desportivos, com milhares de participantes que primam pela excelência desportiva e que será certamente, para muitos, uma janela para o seu percurso de alto rendimento e um contacto mais próximo com o seu futuro olímpico”, destaca Pedro Dias.

33 Atletas estudantes estão em fase de seleção para representar as cores nacionais, sendo o Atletismo a modalidade com a maior comitiva. Portugal irá competir também nas modalidades de Canoagem, Esgrima, Ginástica Artística, Judo, Natação, Voleibol de Praia e Xadrez.

No quadro de honra, Portugal conta já com 24 medalhas em Universíadas: 8 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze. O Atletismo subiu mais vezes ao pódio, em 17 ocasiões. O Judo por 4 vezes, a Natação em 2 ocasiões e a Ginástica em 1, fecham as modalidades medalhadas. Algumas destas medalhas foram conquistadas ainda quando o país era representado pelas estruturas que antecederam a FADU.

Para Bruno Barracosa, Presidente da FADU, este “será mais um momento de afirmação desportiva nacional, fruto de uma colaboração cada vez mais próxima do Desporto Universitário e das suas Instituições com as restantes Federações Desportivas e Comité Olímpico”. Acrescentou ainda a convicção de que “os Atletas estudantes selecionados contribuirão certamente para a obtenção de resultados de mérito internacional, mostrando novamente a todos que é possível conciliar uma atividade desportiva de topo com uma atividade académica”.

27ª Universíadas de Verão - Kazan 2013
A cidade anfitriã, Kazan, localiza-se na região do Tartaristão, a 800 km a leste da capital, Moscovo e prepara-se para receber cerca de 10.500 atletas, com idades entre os 17 e 28 anos, oriundas de 170 países distintos, que irão competir entre 27 modalidades. São elas o Atletismo, Basquetebol, Esgrima, Futebol, Ginástica Artística e Rítmica, Judo, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol, bem como o Badminton, Voleibol de Praia, Luta Livre, Boxe, Xadrez, Canoagem, Hóquei, Rugby 7s, Sambo, Tiro, Natação Sincronizada, Remo, Saltos para a Água, Halterofilismo e Luta.

A maioria dos atletas medalhados, que venceram o Ouro nas Universíadas de Verão estão muito próximos das marcas e tempos dos medalhados Olímpicos, sendo muitos dos campeões olímpicos, também, campeões de Universíadas. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, 154 medalhados em Universíadas, 75 homens e 79 mulheres, alcançaram 174 medalhas olímpicas: 48 ouro, 56 prata e 70 de bronze, em 21 das 26 modalidades.

Fonte: FADU 20/06/2013