CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
No colectivo, com a AAC e a AEFMH a lutar pelo título, a Académica levou a melhor e conquistou o título de Campeã Nacional Universitária de Judo Equipas.

Lutaram apenas duas categorias no quadro feminino, -57Kg e -63Kg, com cerca de uma dezena de atletas. Joana Cesário revalidou o título de campeã Nacional Universitária na categoria de -57Kg. Já Ana Sousa, apesar de ter competido e conquistado o título de campeã na época passada na categoria de -52 kg, ficou este ano também em 1º lugar nos -63Kg.

No tapete, os judocas lutaram no quadro masculino em 6 categorias. O título de Campeão Nacional Universitário foi conquistado por Philippe Reis da AAC nos -60Kg; Pedro Jacinto da AEFMH nos -66Kg; Tomás Costa da Universidade Nova de Lisboa nos -73Kg; Ryan Melo da Universidade de Lisboa nos -81Kg; Miguel Medeiros da AAUAçores nos -90Kg e por fim, Diogo Silva também da Nova nos +90Kg.

Os ex-campeões, Sergiu Oleinic (-66Kg) e António Silva (+90Kg) não renovaram o título da época passada, conquistando o lugar de vice-campeões nas suas categorias.

De notar também a presença de Pedro Dias e Augusto Silva, atletas que representaram Portugal nas Universíadas de Belgrado de 2009. Pedro Dias foi convidado para treinador da equipa da Universidade Nova de Lisboa. Augusto Silva, Ex-campeão Nacional Universitário -73 Kg, esteve no público a apoiar o irmão, António Silva (Vice-campeão Nacional Universitário +90Kg) pois não podia competir devido a lesão. Pela mesma razão, Ana Cachola, medalha de bronze nas Universíadas, não esteve presente em Aveiro. Joana Ramos, 7º lugar em Belgrado nos -52Kg, esteve também no público a apoiar os seus colegas judocas.

Judo no Feminino
Para Ana Abreu, judoca da AEFMH e da Selecção Nacional, treina todos os dias e para si a prova universitária já não é novidade. Na época de 2008/09 foi Vice-campeã Nacional Universitária e este ano volta a revalidar o título na categoria de -63Kg.

Refere que o Judo Universitário, é pouco participativo mas a nível nacional a competição está a um alto nível. Quanto ao convívio comenta “é muito bom entre colegas da faculdade e não só”.

Sara Nascimento, também atleta da AEFMH, é federada no Sport Algés e Dafundo, caloira na universidade e na competição universitária. As expectativas nesta competição quanto a vitórias não eram muitas, mas a experiência que adquire é fundamental. Começou na modalidade há pouco tempo e diz-nos “é para continuar!”

Ficou bastante entusiasmada com o ambiente que se vive e refere “o Judo é um meio pequeno e o pessoal acaba por se conhecer da faculdade ou do clube ou de outras competições”. Não deixando de lado o facto de que participam “uns contra os outros”, mas é uma competição saudável.

Sara, lamenta que no feminino há poucas judocas: “não há comparação possível, somos muito menos participantes, mesmo a nível nacional”, dando uma estimativa de 3 a 4 judocas por Clube.

Fonte: FADU 09/03/2010