CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Galitos e Aristides Hall foram os panos de fundo do 2º Torneio de Apuramento para as fases finais do Campeonato Nacional Universitário de Basquetebol. A competição decorreu em Aveiro, nos dias 23 e 24 de Fevereiro, e foi disputada no feminino e no masculino.

Com o objectivo das fases finais cada vez mais perto, as equipas entraram em campo. No masculino, AAUAv e AAUBI estão assim qualificadas para as Fases Finais do Campeonato Nacional Universitário. Para as fases de repescagem seguem as equipas da Académica de Coimbra e a Académica do Minho.

Já na competição feminina, U.Porto, AAUAv, Politécnico de Coimbra e AAUM, que conquistaram o seu lugar na fase final, a realizar, em meados de Abril, em Matosinhos. O Politécnico do Porto, sendo a equipa da casa nas fases finais, garante participação directa na prova.

No feminino, o nível competitivo foi muito semelhante ao I Torneio de Apuramento, realizado a 19 e 20 de Novembro na cidade berço, Guimarães. A final do torneio foi um “dejavú” da Final do CNU’09, onde se encontraram mais uma vez as vizinhas U.Porto e Politécnico do Porto. Sem margem para dúvidas, o IPP mostrou superioridade com 72 pontos no marcador, contra os 21 da equipa da Invicta. De destacar que a Universidade do Porto jogou apenas com 5 atletas na final.

Pela negativa, as duas equipas mais fracas foram as minhotas e a equipa da Covilhã. De lamentar, também, a falta de comparência da AAUTAD.

A Competição em primeira mão
João Casanova, jogador da equipa da casa, afirma “cumprimos o objectivo para este torneio, ficar em segundo lugar para garantir o apuramento sem grandes matemáticas”.

Há 5 anos por estas andanças de CNU’s, conseguiu na equipa da AAUAv um título de Vice-campeão, um 3º lugar e dois títulos consecutivos de Campeão Nacional Universitário. “De facto é para ganhar, não há outra solução!”, afirma o atleta.

Com o objectivo de renovar o título uma terceira vez, comenta que a equipa tem desenvolvido um projecto de reforço no conteúdo federado e até já se pensa na próxima época.

O segredo para elevar a fasquia? O esforço pessoal dos jogadores e o esforço financeiro, da academia e dos clubes são as principais características desta equipa, refere o jogador da AAUAv.

“A qualidade aumentou”, para João Casanova, a grande surpresa deste ano foi a equipa da AAUBI, “uma equipa verdinha no meio universitário mas são sem dúvida um dos principais candidatos a vencer o CNU”.

Na sua opinião, os Minhotos apesar de serem uma equipa competitiva, este ano estão mais fracos. Por outro lado, os pupilos do Professor Robalo mostraram-se mais fortes, mais coesos apesar do treinador da Académica de Coimbra, não ter estado presente na maioria dos jogos, “o que pode deixar a equipa desamparada”, comenta.

Em quase todas as modalidades no desporto universitário, os modelos de jogo não seguem os mesmos parâmetros do federado. O Basquetebol não é excepção, “no campeonato universitário, só existem 2 tempos e por vezes as equipas só ao 3º e 4º tempo é que conseguem entrar no ritmo de jogo”, refere o atleta.

Fonte: FADU 26/02/2010