CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
univTrês medalhas de ouro, duas de bronze e seis diplomas de honra  é  o balanço da representação portuguesa nas Universíadas de Belgrado, a melhor de sempre para o desporto português e que teve em Nélson Évora e Sara Monteiro as grandes figuras nacionais.

Decorreu entre 1 e 12 de Julho de 2009 em Belgrado a 25ª edição das Universíadas de Verão, sobre a égide da FISU.  Nesta que é a segunda maior competição multidesportiva do Mundo, Portugal esteve representado pela 23ª vez consecutiva pela FADU.

Estiveram presentes em Belgrado, nas duas semanas de competição, 143 países, perfazendo um total de 5563 atletas e 2599 oficiais de 15 modalidades desportivas. A estes números acrescem os mais de 10 mil voluntários envolvidos no apoio à organização.

Portugal esteve presente com uma delegação de 73 elementos, estando 45 atletas em competição apoiados por treinadores, equipa médica e delegados oficiais. A representação portuguesa fez-se em sete modalidades  com parceria e apoio das respectivas federações desportivas nacionais, tanto nalguns aspectos logísticos como em todo o enquadramento técnico.

No panorama desportivo, esta foi a melhor participação de sempre de Portugal numas Universíadas.

Foram alcançadas três medalhas de ouro: Nélson Évora (triplo salto) e Sara Moreira (3000 m obstáculos e 5000 m); e duas medalhas de bronze: Ana Cachola (judo, -63Kg) e Sónia Tavares (atletismo - 100m). Às medalhas somam-se os seis diplomas de honra alcançados: Manuel Campos (4º, ginástica artística, all around), Alberto Paulo (6º, atletismo, 3000m obstáculos), Joana Ramos (7º, judo, -52Kg), Tiago Marto (7º, atletismo, decatlo), Nuno Quintanilha (8º, natação, 200 m mariposa) e Pedro Ribeiro (8º, atletismo, 3000 m obstáculos.

Estes resultados colocam Portugal na 20ª posição no medalheiro final, em 56 países que obtiveram medalhas durante as Universíadas! Um resultado a todo o nível histórico para Portugal.

Fonte: CDP 16/07/2009