CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Cerimonia de Abertura das XXV Universiadas começou com o tradicional desfile das Delegações, embora este ano num formato diferente. Por falta de um espaço na Capital da Servia que reunisse todas as condições para acolher a tradicional Cerimonia de Abertura, o Comité Organizador (CO) em conjunto com a Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) decidiram que se desenrolasse no Belgrado Arena. Por consequência desta escolha o desfile das delegacoes desta UB2009 começou na Aldeia dos Atletas passando pela Cidade de Belgrado. As palmas fizeram-se sentir logo a saída da Aldeia onde nos esperava um mar de gente para nos acolher. A decisão foi feliz e superou as expectativas, quer do CO quer das Delegações que tiveram oportunidade de se darem a conhecer ao povo Sérvio.

Depois disto seguiu-se uma cerimónia diferente com as delegações a assistir à entrada dos Porta Bandeiras dos 160 países presentes nesta UB2009. Luis Araujo da ginástica transportou a Bandeira de Portugal como já tinha sido anunciado. Os Países vizinhos da Servia tiveram as maiores ovações da noite ao contrário dos Estados Unidos que receberam uma forte assobiadela das suas homólogas delegações.

Durante a cerimónia os Astronautas da Estacao Espacial Internacional enviaram uma mensagem de apoio a todos os atletas desejando as maiores felicidades e vitorias e prometeram estar atentos as suas prestações do “quinto Anel”.

Seguiram-se os discursos do Presidente da FISU, Mr. GeorgeKilliam e do Presidente do CO igualmente Ministro-adjunto do Primeiro-ministro, Mr. Bozidar Delic. O Primeiro-ministro da Servia depois de discursar deu como abertas as XXV Universiadas de Verão.

Como e habitual nesta cerimonia seguiu-se o protocolo da chama Olímpica que acompanhara a competição ate ao fim apagando-se no dia da cerimonia de encerramento.

Fonte: FADU 01/07/2009