CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

universiadas-2No segundo dia de prova, os ginastas portugueses continuaram a sua grande performance, que lhes garantiu lugar em finais, e André Pereira remou pela sua presença na meia-final de LM1x. Max Röd também lutou pelo topo e conquistou um lugar entre os 25 melhores, assim como André Vaz, cuja prova de 200m livres terminou ainda na fase de qualificação.

Na Natação, Luís Vaz entrou na piscina para competir nos 200m livres e ficou-se pela fase de qualificação. O português fazia parte do sétimo grupo a entrar em água e acabou a prova em último do grupo, com 1:52,18, mais 3,87 segundos que o primeiro classificado. Assim, a participação do português nos 200m livres terminou já hoje e em 24º lugar, mas volta à competição na sua prova mais ambiciosa, os 100m livres, na terça-feira, dia 7.

André Pereira competiu também na manhã deste domingo, onde entrou no segundo grupo de LM1x. Com o tempo de 8:24,39, terminou em último do grupo, sendo enviado para repescagem. Esta prova, agendada para as 15h20, correu muito bem e o 1º lugar do grupo deu-lhe acesso à meia-final que se vai disputar amanhã às 9h56. "Foi uma excelente regata com excelentes condições de prova", afirma o treinador Ricardo Cardoso.

Na Ginástica Artística, foi dia de terminar os restantes aparelhos. No masculino, Gustavo Simões realizou os três – salto, barras paralelas e barra fixa – e Francisco Fragoso realizou apenas a barra fixa, por estar a recuperar de uma lesão, como já havia anunciado antes das Universíadas.

Gustavo Simões acumulou, assim, um total de 83.100 (40.950 de hoje) que lhe valeu o 16º lugar e a qualificação para as finais de All-Around e Cavalo de Arções. Francisco Fragoso terminou com 33.350 pontos, num total de três aparelhos.

Filipa Martins terminou com 13.550 em ambas as provas – trave e solo –, alcançando o 1º lugar e qualificando-se para as finais de All-Around, Trave, Paralelas e Solo. Amanhã, Gustavo Simões e Filipa Martins regressam à competição.

O segundo esgrimista português entrou em prova este domingo. Max Röd, na Espada, venceu quatro dos cinco combates, garantindo a sua passagem para o quadro 64. Nesta prova, venceu o chinês Dusu Wen (15-5), que lhe deu acesso ao quadro 32, onde o francês Fava foi superior e venceu (15-6). Max terminou a prova em 23º, entre os mais de 80 participantes.

O seu colega Pedro Macedo compete amanhã no Florete. A fase de qualificação tem início às 9 horas.

Amanhã, dia 6, Luís Gonçalves retorna à prova de Tiro com Arco recurvo às 9 horas. No Judo, Antoine Massart compete na categoria -66kg e começa a competição de Ténis de Mesa, mas Jorge Costa ainda não vai competir.

Nota: as horas anunciadas são horas locais. Em Gwangju são mais oito horas que em Portugal.

Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt.

Fonte: FADU, 05/07/2015