Terminou hoje, dia 3, o primeiro dia de prova da 28ª edição da Universíada de Verão e Portugal já tem os primeiros resultados. Luís Gonçalves, no Tiro com Arco, e o trio de ginastas, Filipa Martins, Francisco Fragoso e Gustavo Simões continuam a competir amanhã, enquanto Diogo Silva, no Judo, e Inês Hermínio, na Esgrima, já terminaram as respetivas provas, conquistando lugares a meio das suas tabelas classificativas.
No Judo, Diogo Silva entrou com o pé direito no seu primeiro combate da categoria de +100kg. Neste, venceu o indiano Amit Dhull por ippon. O mesmo motivo que mais tarde o levou a perder o segundo combate. Magomed Nazhmudinov foi superior e venceu o português. No final da prova, o russo venceu a prata da categoria.
Diogo Silva passou assim para a tabela das repescagens, onde defrontou Yekaman Yergaliyev do Cazaquistão, que venceu também por ippon logo no primeiro minuto de combate. O estudante português terminou a prova em 9º lugar.
“Consegui melhorar o meu desempenho em relação à minha anterior participação em Kazan, em 2013. Contudo gostava e acredito que podia ter feito melhor e ter ido mais longe na prova”, afirma o judoca.
O judo português regressa ao tatame já esta 2ª feira, dia 6, com Antoine Massart na categoria -66kg.
Na Esgrima, Inês Hermínio competiu na Espada e derrotou logo no início do dia as suas primeiras quatro oponentes. Na fase de qualificação, conseguiu apurar-se em 2º lugar do seu grupo. Apurou-se então para a ronda de 64, onde perdeu com a israelita Melentiev Polina. A portuguesa conquistou assim o 34º lugar numa tabela de 69.
Max Röd é o que se segue na Esgrima, competindo também com a arma Espada, já amanhã, às 11 horas.
Luís Gonçalves, na competição de Tiro com Arco Recurvo, acumulou 606 pontos que lhe garantiram o 61º lugar. As próximas provas estão agendadas para 2ª feira, dia 6.
Na Ginástica Artística, Francisco Fragoso realizou dois dos três aparelhos – solo, cavalo com arções e argolas – onde acumulou um total de 21.600 pontos. Gustavo Simões, que realizou os três aparelhos, teve uma melhor prestação, acumulando, consequentemente, mais pontos (42.150).
Filipa Martins entrou umas horas mais tarde e fez uma prova à altura das suas capacidades. No salto conseguiu 14.000 pontos e nas barras assimétricas 13.850, perfazendo um total de 27.850 e entrando amanhã já bem posicionada. Para amanhã, estão agendados os restantes aparelhos. No masculino, a partir das 9h50 o salto, as barras paralelas e a barra fixa - onde Francisco Fragoso apresenta um maior nível. No feminino, Filipa Martins tem pela frente a trave olímpica e solo, às 12 horas.
Amanhã, dia 4, vão também entrar em prova André Pereira, no Remo (LM1x), a partir das 9h30, e Luís Vaz, nos 200m livres de Natação, a partir das 8h30. Também vão ser conhecidos os adversários de Jorge Costa no Ténis de Mesa, competição que tem início na 2ª feira, dia 6.
Na madrugada deste sábado, partiram para Gwangju os restantes membros da delegação portuguesa. Os estudantes-atletas e treinador de Taekwondo vão juntar-se a Rui Bragança na maior prova de desporto universitário.
Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook emwww.facebook.com/fadupt.
Fonte: FADU, 04/07/2015