A 28ª edição da Universíada de Verão arrancou hoje, dia 3, em Gwangju, na Coreia do Sul, com a Cerimónia de Abertura. Apesar de já algumas modalidades terem começado – como é o caso do Futebol, Voleibol e Pólo Aquático – os estudantes-atletas portugueses só entram em cena amanhã, dia 4.
Rui Bragança foi o porta-estandarte da delegação portuguesa na Cerimónia de Abertura que não contou com todos os elementos da missão. Por ir estão ainda os colegas de Rui Bragança da modalidade de Taekwondo, que partem na madrugada deste sábado.
Amanhã vão estar em prova Luís Gonçalves, no Tiro com Arco, Inês Hermínio, na Esgrima, Diogo Silva, no Judo, e Filipa Martins, Gustavo Simões e Francisco Fragoso na Ginástica Artística.
No Tiro com Arco, o estudante do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa terá logo pela manhã a fase de qualificação de Recurvo individual. A fase eliminatória será decidida no dia seguinte, 5, e a final está agendada para terça-feira, dia 7.
Inês Hermínio é a primeira da Esgrima portuguesa a entrar em prova, competindo a eliminatória de Espada a partir das 9h, hora de Gwangju. Caso se apure, a estudante da Universidade Nova de Lisboa irá disputar a meia-final às 18h30 e a final às 18h40 (10h40 em Lisboa).
No Judo, Diogo Silva também vê a sua prova completa logo no primeiro dia. O estudante da Universidade Nova de Lisboa compete na categoria de +100kg, sendo que a fase preliminar tem início às 9h, hora de Gwangju, a medalha de bronze será decidida às 17h e a final está programada para as 18h15 (10h15 em Lisboa).
Na Ginástica Artística, Gustavo Simões e Francisco Fragoso disputam a qualificação às 9h50, hora de Gwangju. Filipa Martins enfrenta a mesma fase às 12h.
A modalidade de Natação também tem início amanhã, mas Luís Vaz só vai competir no dia 5. A organização da Universíada de Verão anunciou que a competição conta com 13 mil participantes e 149 países.
Toda a informação sobre a participação de Portugal nas Universíadas pode ser acompanhada no site oficial da FADU em www.fadu.pt e no Facebook em www.facebook.com/fadupt.
Fonte: FADU, 03/07/2015