A Federação Académica de Desporto Universitário celebrou no dia 2 de Março, 25 anos de existência. Após o lançamento do logótipo comemorativo, este momento será marcado por um encontro de antigos presidentes da instituição e de personalidades que fizeram parte da sua fundação e história, entre os quais vai estar o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, seguido de uma tertúlia com o tema “Enquadramento Histórico do Desporto Universitário em Portugal”, no próximo sábado, dia 7, no Restaurante Casa dos Leitões, em Aveiro.
Nascida a 2 de março de 1990 a partir da ambição de várias academias do país com o objetivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior, a FADU é a responsável pela crescente consciencialização da sociedade portuguesa para a importância desta modalidade e por colocar Portugal no mapa do desporto universitário europeu e internacional.
A dedicação e ambição dos seus dirigentes e membros concederam à FADU o estatuto de Utilidade Pública Desportiva desde o ano de 1995, e vários reconhecimentos a nível nacional e internacional, como por exemplo, este ano com a renovação do título de Associação Mais Ativa, pela Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).
“O trabalho diário do universo universitário, desde dirigentes, estudantes, estudantes-atletas, técnicos, voluntários entre outras personalidades que já deram ou ainda dão um contributo muito importante à estrutura, são o pilar fundamental para chegarmos ao nível a que estamos hoje”, afirma a presidente da FADU, Filipa Godinho,.
A FADU atua num universo de cerca de 8000 praticantes filiados divididos por 43 modalidades coletivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 490 equipas. Organiza anualmente mais de 60 Campeonatos Nacionais Universitários e 30 regionais e atribui oficialmente 240 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano.
O crescimento da FADU permitiu-lhe conquistar credibilidade junto de outras instituições ligadas ao desporto e à juventude, tornando-se membro associado no Comité Olímpico de Portugal (COP), na Confederação de Desporto de Portugal (CDP), no Comité Paralímpico de Portugal (CPP), no Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e nas instituições internacionais, nomeadamente, na EUSA e na Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).
Outras iniciativas no âmbito do 25º aniversário vão ter lugar ao longo do ano, nomeadamente tertúlias para análise e exaltação dos grandes momentos desportivos, culminando na anual Gala do Desporto Universitário.
Fonte: FADU, 03/03/2015