O Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebe hoje, pelas 18:30, no Concelho de Ministros, o Presidente da Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), Adam Roczek.
Na receção vão estar também presentes os membros executivos da EUSA Ivana Ertlova e Aitor Sanchez, o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, a Presidente da FADU, Filipa Godinho, o Presidente do Comité de Candidatura, Ricardo Morgado.
Os membros da EUSA estão em Portugal, desde ontem, no âmbito da visita de inspeção às instalações desportivas que pretendem receber os Jogos Europeus Universitários de 2018 (EUSA Games). A Candidatura foi proposta pela Associação Académica de Coimbra, em parceria com Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, sob a égide da FADU. A este evento associam-se também a Câmara Municipal da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho, onde se vão realizar algumas provas desta competição.
No programa da visita, além da inspeção a diversas instalações desportivas, constam também vários momentos culturais e de contacto com as entidades políticas apoiantes da Candidatura, nomeadamente, a receção ao Comité Técnico na Universidade de Coimbra e nas Câmaras Municipais de Coimbra, da Figueira da Foz e de Montemor-o-Velho.
A Candidatura aos EUSA Games, que tem como tema “A Winner’s Heartbeat”, a ser aceite, terá a duração de duas semanas, em julho de 2018, onde cerca de 6 mil participantes vão disputar os Campeonatos Europeus de 16 modalidades, das quais três integram desporto adaptado. Depois de ter perdido a candidatura dos Jogos Europeus de 2016 para Zagreb/Rijeka, Coimbra apresenta, agora, uma candidatura mais ambiciosa, com mais participantes e mais modalidades.
Após esta visita, que termina na próxima quinta-feira, dia 5, resta esperar pela Assembleia Geral da EUSA, em abril, na qual Coimbra vai apresentar oficialmente a sua candidatura, a par com a adversária Tampere, Finlândia. A decisão do local onde se vão realizar os EUSA Games 2018 será conhecida ainda durante o evento, na Turquia.
Fonte: FADU, 03/03/2014