CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

FPAK - Comunicado Listagem Premiados 2024

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) organizou, no passado sábado dia 18 de janeiro, a Gala dos Campeões 2024. O evento decorreu no Salão Preto e Prata do Casino Estoril e assinalou também o 30.º aniversário da Federação.

Perante uma plateia de 650 pessoas, foram entregues mais de 500 troféus aos pilotos e equipas que se destacaram ao longo da última época desportiva. Entre os presentes, destacou-se Manuel Aviño, presidente da Real Federação Espanhola de Automobilismo e vice-presidente da Federação Internacional do Automóvel.

Durante a tarde foram distinguidos os vencedores dos Campeonatos Regionais e dos Troféus e à noite foram homenageados os Campeões de Portugal nas 11 disciplinas (Karting, Montanha, Ralis, Todo-o-Terreno, Ralicross, Velocidade, Regularidade, Trial 4X4, Drift, Perícias e Novas Energias).

Além destas distinções, a FPAK galardoou personalidades e entidades que, pela sua ação preponderante a nível organizativo ou participativo, dignificaram e promoveram o desporto automóvel nacional. Este ano essas distinções foram outorgadas a Gabriela Teixeira (Mulheres no Automobilismo), Hugo Lopes (Piloto Revelação), João Ribeiro (Piloto Internacional), João Ferreira (Piloto Internacional) e Filipe Palmeiro (Piloto Internacional), Xavier Lázaro (FIA Motorsport Games), Francisco Coelho (Oficiais e Voluntários), Nélson Silva (Inclusão), Rally de Lisboa (Sustentabilidade Ambiental), Nuno Vilarinho, pelo seu papel preponderante nos 30 Anos da FPAK, e a Paulo Pinheiro (Prémio César Torres) a título póstumo, reconhecendo o seu alto contributo para o prestígio do desporto automóvel nacional.

Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal, marcou presença no evento e referiu: “Foi com grande honra que participei na Gala dos Campeões 2024 da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. A FPAK tem vindo a intensificar a sua atividade e isso é notório no número de atletas nas diferentes categorias e na transversalidade etária. Esta cerimónia valoriza o trabalho árduo que tem vindo a ser levado a cabo para desenvolver o desporto automóvel. Parabéns à Federação pelos 30 anos e a todos os envolvidos na organização desta Gala de enorme importância para o desporto português”.

Fonte CDP, 20 de janeiro de 2025