CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

cdpO secretário de Estado do Desporto e Juventude vai reunir-se com as federações desportivas na próxima quinta-feira, dia 6 de Junho, para falar do financiamento da actividade desportiva na sequência da elaboração pelo Governo do Orçamento de Estado rectificativo.


Emídio Guerreiro transmitiu esta posição à direcção da CDP no decorrer de uma audiência na qual um dos temas tratados foi o anúncio por parte do IPDJ das mais recentes reduções de financiamento ao desporto. No encontro, os directores da CDP deram conta ao titular do Desporto das preocupações manifestadas pelos dirigentes desportivos devido aos sucessivos cortes nos apoios estatais e à instabilidade daí decorrente. Tais posições tinham sido afirmadas na reunião de federações realizada no dia 31 de Maio no Complexo de Piscinas do Jamor.

Outro dos temas abordado pela CDP na audiência foi o policiamento das actividades desportivas. Emídio Guerreiro informou que brevemente haverá legislação própria que harmonizará o pagamento aos agentes da Polícia Marítima que prestem serviço em eventos relacionados com o mar e os rios. Do mesmo modo, o SEDJ  mostrou-se disponível para encontrar uma solução para o policiamento das restantes provas desportivas, de modo a evitar os elevados encargos que advêm da aplicação indiscriminada da tabela A do policiamento que deveria ser aplicada apenas  em caso de actividades profissionais.

A CDP transmitiu ainda a sua preocupação pela existência de diversas federações que continuam sem UPD, inviabilizando o financiamento por parte do Estado. Para situações que possam ser mais morosas de resolver, a CDP disponibilizou-se para ser um veículo facilitador de financiamento de modo a evitar a paragem da actividade desportiva.

A Direcção da CDP

Algés, 3 de Junho de 2013