A Declaração de Lisboa para o Desporto na União Europeia vai ser aprovada e apresentada amanhã, dia 30 de Outubro, no Hotel Solplay, em Linda-a-Velha, onde decorre a conferência final da Unidade de Desporto da Comissão Europeia.
Saúde, Educação, Voluntariado, Emprego e Sociedade são temas parcelares que são discutidos ao longo do dia, dando continuidade à reflexão que foi já produzida em cinco reuniões anteriores realizadas em Viena de Áustria, Paris e Budapeste.
A Declaração de Lisboa para o Desporto irá avançar com as linhas estratégicas que deverão ser consideradas pela próxima Comissão Europeia tendo em conta a previsível entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
O documento foi aliás pedido pela Comissão Europeia dado que o Tratado de Lisboa introduz referências específicas ao Desporto dando origem a políticas comunitárias para o sector que se reflectem no financiamento europeu para projectos desportivos.
A conferência final da Unidade de Desporto da Comissão Europeia está integrada no Fórum anual da ENGSO (European Non-Governamental Sports Organisation), uma organização de cúpula que reúne confederações e comités olímpicos europeus. A Confederação do Desporto de Portugal, na qualidade de membro da ENGSO, organiza as duas reuniões.
A aprovação e apresentação da Declaração de Lisboa para o Desporto é aberta ao público, convidando-se os órgãos da Comunicação Social a estarem presentes.
Fonte: CDP 29/10/200