Tal como o novo tratado da União Europeia, também o documento de orientação para o o futuro do Desporto nos 27 países membros será aprovado em Portugal e ficará conhecido pela Declaração de Lisboa para o Desporto.
A aprovação da declaração vai ocorrer no próximo dia 30 de Outubro (sexta-feira) no termo da conferência final da Unidade de Desporto da União Europeia, uma estrutura criada pela Comissão Europeia para preparar as grandes linhas estratégicas à luz da esperada entrada em vigor do Tratado de Lisboa, cujo texto contém explícitas referências ao Desporto criando assim novas responsabilidades para as políticas comunitárias até agora arredadas da área desportiva.
Para preparar esse documento, a Unidade de Desporto tem promovido conferências em algumas capitais europeias e vai realizar a conferência final em Portugal, aproveitando a realização do Fórum da ENGSO (European Non-Governamental Sports Organisation), cuja responsabilidade organizativa está a cargo da Confederação do Desporto de Portugal.
A Declaração de Lisboa para o Desporto dará continuidade ao trabalho já concretizado no Livro Branco do Desporto da União Europeia e ao respectivo Plano de Acção Pierre de Coubertin, que apontava os caminhos a seguir em matérias tão importantes como o desporto e a saúde pública, o combate à dopagem, os programas de inclusão e de integração pelo desporto, o combate ao racismo e à xenofobia, o impacto económico do desporto, o financiamento do desporto, o emprego no desporto e o diálogo social respectivo, bem como o voluntariado.
A apresentação dos resultados das discussões mantidas entre peritos governamentais, europeus e do movimento desportivo vai ser assim apresentada sob a forma da Declaração de Lisboa para o Desporto, a ter lugar no Hotel Solplay, em Lisboa-a-Velha, a partir das 16 e 15 do dia 30 de Outubro. Convidam-se assim todos os órgãos da Comunicação Social a estarem presentes.
Fonte: CDP 26/10/2009