A exemplo do que aconteceu com a reforma dos tratados da União Europeia, que terminou com a aprovação do Tratado de Lisboa, também o futuro da política desportiva comunitária nos 27 países membros da União vai ter um documento finalizado em Portugal e que terá a designação de Declaração de Lisboa sobre o Futuro do Desporto na União Europeia.
A aprovação do documento ocorre no próximo dia 30 de Outubro, em
Cascais, na conferência final promovida pela Unidade do Desporto da
Comissão Europeia, iniciativa que é organizada pela Confederação do
Desporto de Portugal.
A Declaração de Lisboa vai integrar os contributos dados por um alargado número de especialistas desportivos europeus na conferência a realizar no dia 30 de Outubro e noutras que a antecederem em vários países da União Europeia. O documento foi pedido pela actual Comissão Europeia e tem por objectivo constituir um conjunto de recomendações à próxima Comissão na perspectiva de que este órgão já irá funcionar depois da aprovação do Tratado de Lisboa, o que possibilitará o financiamento comunitário de projectos de desenvolvimento e promoção do Desporto.
A conferência final da Unidade do Deporto da União Europeia integra-se no fórum anual da ENGSO – European Non-Governamental Sports Organisation, a entidade que agrupa as confederações e os comités olímpicos da Europa, e cuja representação portuguesa está a cargo da CDP.
O Fórum da ENGSO realiza-se em Cascais e Oeiras nos dias 30 e 31 de Outubro, respectivamente, e reunirá, juntamente com os participantes na conferência final da Unidade de Desporto da União Europeia, centena e meia de especialistas desportivos portugueses e dos restantes 27 países membros da União Europeia. A Gala do Desporto da CDP, a ter lugar no Casino Estoril, no dia 29 de Outubro, está integrada nas iniciativas sociais relacionadas com esta importante reunião de reflexão sobre o desporto europeu.
Fonte: CDP, 02.09.2009