CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
practice
A promoção de um estilo de vida saudável aliado ao envelhecimento activo na população idosa é um aspecto crucial para uma vida mais longa e feliz.
Fazer exercício físico, estimular a autoconfiança e auto-estima, promover a socialização e uma alimentação saudável são algumas das actividades que progressivamente comprovam efeitos terapêuticos na manutenção de uma saúde de ferro no idoso.

O assunto será discutido no Congresso Anual PRACTICE 2009, sobre Prevenção e Reabilitação Activa com o Exercício, no dia 16 de Maio, no Grande Auditório Egas Moniz da Faculdade de Medicina de Lisboa.

A organização do evento está a cargo do Club Clínica das Conchas e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialistas nacionais nas áreas da Medicina, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Exercício irão elucidar os presentes acerca da importância do exercício físico na prevenção e reabilitação de algumas doenças, como o acidente vascular cerebral, a artrite reumatóide e a depressão e ansiedade. Serão abordados temas como a nutrição e suplementação equilibrada, benefícios do exercício físico na prevenção e reabilitação, reabilitação motora do acidente vascular cerebral, intervenção psicológica nos problemas emocionais, entre outros mais.

Existirão ainda workshops especializados moderados por António Cartucho, Delegado Nacional da Sociedade Europeia de Cirurgia do Ombro e Cotovelo, e por Filipe Melo, Coordenador da Pós-Graduação em Envelhecimento – Actividade Física e Autonomia Funcional – da Faculdade de Motricidade Humana.

A prevenção de doenças geriátricas será assim discutida durante a manhã e a tarde será dedicada à reabilitação, ambos os períodos terminando com quatro workshops à escolha.

Fonte: Practice 2009 30/03/2009