“MENOS PALAVRAS E MAIS ACÇÃO” foi a grande mensagem transmitida ontem no Colóquio “Ética e Fair Play”, promovido pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). Este evento decorreu no Auditório da FNAC Colombo e esteve associado à apresentação do novo livro da CDP intitulado "Ética e Fair Play – Novas perspectivas, Novas exigências".
O Colóquio teve como apresentador António Florêncio (Presidente do CNID) e contou com participação na mesa de Tomaz Morais (Seleccionador de Rugby) que falou do exemplo do Rugby e do que está a ser feito na modalidade ao nível da Ética e Fair Play, António Feu como dirigente e o antigo árbitro internacional de futebol Vítor Pereira que demonstrou ser algo "céptico quanto ao alcance desta iniciativa", atendendo ao contexto sociocultural do país, embora concorde que "vale a pena reflectir sobre estas questões e promover iniciativas, incentivando a juventude e todos os agentes relacionados com o desporto."
No âmbito da Ética e Fair Play, Presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso destacou o contributo que a publicação em causa pretende dar no seguimento de um processo integrado e que necessita de ser complementado com outras iniciativas "Esta obra é muito importante para a CDP. A Confederação pretende privilegiar o Fair Play, mas esta é uma questão de alicerces e do foro educacional que necessita de tempo e mais iniciativas e contributos."
Por sua vez, Carlos Gonçalves, coordenador da obra, salientou o "contributo positivo" da publicação para a discussão desta questão "O livro só por si não resolve a questão de fundo, mas pretende motivar um esforço convergente dos inúmeros actores desportivos e educativos para resolver esta problemática. Mudar atitudes e comportamentos não é um trabalho para ser resolvido a curto prazo. É um trabalho para a vida."
Esta nova publicação da CDP coordenada por Carlos Gonçalves, Presidente do "European Fair Play Movement", pretende ser um contributo para o reactivar da discussão em torno da importância do "fair play" na prática desportiva. Para a elaboração deste livro a Confederação convidou um conjunto de especialistas nacionais e internacionais, de diversas áreas de intervenção desportiva.