A Assembleia Geral Ordinária da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que decorreu no passado dia 25 de março (segunda-feira), no Auditório do Templo da Poesia, em Oeiras, aprovou por unanimidade o Relatório de Atividades e Contas, referente ao exercício de 2023, e o arranque de um processo de revisão estatutária da instituição.
Após uma breve saudação a todos os membros presentes, o presidente da CDP, Daniel Monteiro, apresentou um resumo das ações e iniciativas decorridas nos primeiros 97 dias de mandato dos atuais órgãos sociais.
No plano interno, foi dado destaque ao processo de digitalização da CDP e à nova organização administrativa, tornando-a mais ágil e eficiente.
Na vertente externa, foi relevada a nova identidade, como Voz do Desporto nacional; o reforço da intervenção política, através da apresentação das “5 prioridades políticas para a XVI Legislatura” e das reuniões com os líderes dos partidos com assento parlamentar; e a aproximação da CDP junto das autarquias, universidades e fundações.
Outro dos assuntos em discussão foi o início do processo de revisão estatutária da CDP, com o objetivo de modernizar, profissionalizar e aumentar a influência social e política da instituição.
O presidente da mesa da Assembleia Geral da CDP, Miguel Teixeira, lançou o desafio às federações associadas, convidando-as a enviarem os seus contributos e propostas sobre o tema, até ao final do mês de abril. Posteriormente, a comissão responsável preparará e apresentará uma proposta de revisão estatutária, para discussão e aprovação em Assembleia Geral da CDP, a realizar no último trimestre deste ano.
Durante a reunião, alguns dos presidentes e representantes das federações desportivas tomaram a palavra, para felicitar o trabalho da nova direção em funções e os objetivos propostos para o mandato. O futuro do desporto em Portugal, a preparação de tomadas de posição conjuntas e a relação com o futuro Governo e partidos com assento parlamentar, foram os principais temas abordados.
Na reunião magna foi também aprovada, por unanimidade, a adesão da Federação Portuguesa de Padel, como nova filiada da Confederação do Desporto de Portugal.
A primeira Assembleia Geral Ordinária dos novos órgãos sociais da Confederação do Desporto de Portugal contou com a presença de 30 federações desportivas nacionais.
Fonte: CDP, 26/03/2024