Decorreu hoje o ato eleitoral aos órgãos sociais da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), sem que nenhuma das listas candidatas atingisse a maioria absoluta dos votos expressos.
Na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, as Listas A e C irão novamente a votos para se determinar quem irá liderar a instituição nos próximos quatro anos.
A eleição decorreu na sede da CDP, em Algés, tendo votado as 52 associadas que figuravam no Caderno Eleitoral.
Os resultados apurados foram os seguintes:
- Lista A (liderada por Daniel Monteiro) – 19 Votos
- Lista B (liderada por Filipa Godinho) – 15 Votos
- Lista C (liderada por Ricardo José) – 18 Votos
As três listas apresentam como candidatos à presidência do organismo Ricardo José, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, Filipa Godinho, Pró-Reitora para o Desporto na Universidade de Coimbra e membro do Conselho Nacional do Desporto e o ex-presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro.
Na lista apresentada por Ricardo José figuram ainda Alexandre Mestre, como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Geral, Adélio Costa como candidato a presidente do Conselho Fiscal e José Fanha Vieira para presidente do Conselho Jurídico.
A lista liderada por Filipa Godinho, inclui o atual presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, como candidato a presidente da Assembleia Geral, Anabela Reis como candidata a presidente do Conselho Fiscal e Sofia Silva e Sousa como candidata a presidente do Conselho Jurídico.
Finalmente, Daniel Monteiro faz-se acompanhar na sua lista às eleições da Confederação por Miguel Teixeira, candidato a presidente da Assembleia Geral, Luís Ferreira, candidato a presidente do Conselho Fiscal e por Luís Paulo Relógio, candidato a presidente do Conselho Jurídico.
De recordar que estas eleições marcarão o fim de uma presidência de 21 anos de Carlos Paula Cardoso à frente dos destinos da Confederação do Desporto de Portugal, instituição que congrega o movimento desportivo nacional.
Fonte: CDP, 13/10/2023