Dusan Simonovic (presidente do Comité Olímpico do Montenegro), Filipa Godinho (vice-Presidente ENGSO), Ismet Krasniqi (presidente do Comité Olímpico do Kosovo), Stefan Bergh (presidente ENGSO), Fidel Ylli (presidente do Comité Olímpico Nacional da Albânia), Maya Djuric (representante do Comité Olímpico da Bósnia-Herzegovina), Carlos Paula Cardoso (presidente da Confederação Portuguesa do Desporto), Marie Denitton (directora do Gabinete ENGSO), e Sara Massini (secretária-Geral ENGSO)
Com o objetivo de promover a cooperação entre a União Europeia e os países dos Balcãs, nomeadamente do desporto de base, e de reforçar a colaboração com as organizações membros dos Balcãs, o ENGSO organizou uma reunião de alto nível com os presidentes da Confederação do Desporto de Portugal, do Comité Olímpico Nacional da Albânia, do Comité Olímpico do Kosovo e do Comité Olímpico do Montenegro, e um representante do Comité Olímpico da Bósnia-Herzegovina, por ocasião da Plataforma Europeia do Desporto 2023. A reunião teve lugar a 14 de outubro de 2023, em Lisboa, Portugal.
O presidente e vice-presidente do ENGSO, Stefan Bergh e Filipa Godinho, respetivamente e o presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, foram os anfitriões do encontro, que contou com a presença do presidente do Comité Olímpico Nacional Albanês, Fidel Ylli, do presidente do Comité Olímpico do Kosovo, Ismet Krasniqi, e do presidente do Comité Olímpico do Montenegro, Dusan Simonovic.
A reunião teve como principal objetivo o reforço da colaboração entre o ENGSO e as suas organizações membros dos Balcãs, a troca de experiências sobre o desporto de base a nível nacional e internacional, abordar as necessidades e os desafios que os membros enfrentam e discutir uma maior colaboração a nível da UE.
Após a reunião, Stefan Bergh, salientou "Tenho a honra de acolher esta importante reunião que irá reforçar a cooperação e as parcerias desportivas entre o ENGSO e os países dos Balcãs. Depois de termos iniciado um projeto comum, Sports As Value, no início deste ano, anunciámos agora oficialmente que o evento emblemático do ENGSO, a Plataforma Europeia do Desporto 2024, será acolhido pelo Comité Olímpico do Kosovo. Através do intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os membros da UE e dos Balcãs, esta cooperação irá unir, ligar e reforçar as comunidades dos Balcãs, e não só, utilizando o desporto de base como ferramenta".
A colaboração frutuosa começou este ano com a grande parceria de colaboração Erasmus+ Sports as Value, um projeto que uniu a UE e os países dos Balcãs com o objetivo de construir comunidades mais fortes e sociedades pacíficas através do desporto e da promoção dos valores da UE numa região historicamente fragmentada. O ponto alto da cooperação será a conferência final do projeto e a sétima Plataforma Europeia do Desporto, que será organizada pelo Comité Olímpico do Kosovo em outubro de 2024.
Fonte: ENGSO, 14/10/2023