Terminou este sábado, em Lisboa, a 6ª edição da Plataforma Europeia do Desporto, uma organização conjunta da European Non-Governmental Sports Organization (ENGSO) e da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que teve como tema "Reforçar o desporto para comunidades mais fortes". A Boa Governação foi o tema central deste último dia de trabalhos.
Ao longo de três dias, cerca de uma centena de participantes contribuiu para moldar o futuro do desporto de base europeu, discutindo e trocando experiências tendo como objetivos equipar as organizações desportivas de bases para se tornarem líderes na sustentabilidade, boa governação, integridade, igualdade.
O último dia foi dedicado ao tema da Boa Governação com Poul Broberg, Diretor do Departamento de Assuntos Públicos do Comité Olímpico Nacional e da Confederação do Desporto da Dinamarca, a explicar a importância deste tema no sector do desporto, o que deu origem a três workshops que se seguiram sobre o mesmo tema.
O primeiro dos quais teve como tópico a Juventude e Integridade e contou com a participação de Rute Soares (Coordenadora para a Integridade e Compliance da Federação Portuguesa de Futebol), Paul Standaert (Presidente do Panathlon da Bélgica), Bruno Bidarra (Analista de negócios na Qantara Sports Portugal) e Francisca Pop (que trabalhou durantes dois anos na Federação Portuguesa de Basquetebol).
Outro workshop teve como tema “A Segurança no Desporto” e contou com a participação de Tine Vertommen (Lidera a equipa de investigação em Psicologia Forense na Universidade de Ciências Aplicadas Thomas More, Bélgica). O terceiro workshop teve como tema “Fair Play no Desporto de Base” tendo estado a cargo dos oradores convidados Philippe Housiaux (Presidente, Panathlon Wallonie - Bruxelas) e Bruno Avelar Rosa (Embaixador para a Ética no Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude).
A última sessão foi dedicada à iniciativa HealthyLifestyle4All, que tem como foco a promoção da prática desportiva como ferramenta para combater o sedentarismo e aumentar os níveis de saúde das comunidades, que é um legado dos laboratórios de ideias para jovens da ENGSO. Esta sessão teve a participação de Ugne Chmeliauskaite (Presidente da ENGSO Youth e Chefe Adjunta da Divisão de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento), Laura-Maria Lehiste (Responsável pelo desenvolvimento na International Sport and Culture Association - ISCA), Pedro Afonso Valente (ENGSO Youth delegado centrado no tema da saúde) e Paulo Rocha (Chefe de Divisão Desporto para Todos - IPDJ), que abordaram o tema da saúde em relação à juventude.
Ao longo dos últimos três dias houve ainda tempo para reuniões paralelas dos projetos Sports As Value e ECO, dois projetos ERASMUS+ e dos quais a CDP é uma das entidades parceiras.
A 6ª Plataforma Europeia do Desporto encerrou com a passagem da Bandeira do ENGSO do presidente da Confederação do Desporto de Portugal para o presidente do Comité Olímpico do Kosovo, que irá receber a 7ª edição do evento em outubro de 2024 e com as palavras do presidente do ENGSO que felicitou a CDP pela excelente organização nos últimos três dias.
Fonte: CDP, 14/10/2023