As políticas do desporto e a sustentabilidade foram os dois principais temas em debate no primeiro dia de trabalhos da 6ª Plataforma Europeia do Desporto, que decorre em Lisboa, sob o tema "Reforçar o desporto para comunidades mais fortes".
No período da manhã, o orador principal foi Oliver Smith, Chefe Adjunto da Unidade do Desporto da Comissão Europeia, que apresentou as principais ideias políticas da União Europeia para o sector do desporto que tem três prioridades: Proteger a integridade e valores no Desporto; dimensão socioeconómica e ambiental do desporto; promoção da participação no desporto e melhoria da saúde através de atividade física. Ao longo da sua intervenção, Oliver Smith destacou algumas das atividades que a UE tem levado a cabo, dentro do plano da UE 21-24 para o desporto, que acabará já no próximo ano, “onde iremos tirar conclusões sobre o que foi desenvolvido neste triénio, debatendo em conjunto se as iniciativas levadas a cabo são as adequadas para continuar a fazer crescer o setor ou se devemos optar por outros caminhos”.
O chefe-adjunto da Unidade do Desporto da Comissão Europeia apresentou também um estudo que foi feito sobre o plano desenvolvido para o Desporto, junto de diversos intervenientes do sector, partilhando os resultados que revelam uma tendência de satisfação pelas iniciativas que têm sido promovidas desde 2021. Por fim, Smith falou sobre o programa HealthyLifestyle4All, que tem como foco a promoção da prática desportiva como ferramenta para combater o sedentarismo e aumentar os níveis de saúde das comunidades, e do programa Erasmus+ para o Desporto.
Também durante a manhã, foi feita a apresentação do documento referente à posição da ENGSO sobre o próximo Plano de Trabalho da UE para o Desporto, que esteve a cargo de Sara Massini, Secretária-Geral da ENGSO, e Theo Neyenhuis, membro do Comité Executivo da ENGSO.
Durante a tarde, o tema central foi o da Sustentabilidade. Bianca Quadrokus, responsável da Confederação Alemã de Desportos Olímpicos, falou sobre "Instalações desportivas, ambiente e sustentabilidade", dando a conhecer a realidade alemã e a sua experiência nesta matéria. De seguida teve lugar um workshop sobre gestão sustentável do desporto com participação de Vassil Girginov (Professor de Gestão/Desenvolvimento Desportivo do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Brunel), Karin Book (Professora associada no Departamento de Ciências do Desporto da Universidade de Malmo) e Jeffrey Levine (JD, PhD, Professor clínico assistente de Gestão Desportiva da Faculdade de Gestão LeBow da Universidadena de Drexel).
O último momento de trabalho do primeiro dia da 6ª Plataforma Europeia do Desporto foi composto por um conjunto de workshops dedicados ao tema da Dimensão da Sustentabilidade no Desporto em três vertentes: dimensão económica, dimensão social e dimensão ambiental.
O workshop dedicado à dimensão económica teve como orador Geert Hendriks (Diretor de Envolvimento The SHIFT e Diretor Fundador da Sport and Sustainability International). Já o workshop sobre a dimensão social teve dois convidados: Tarja Krum (Gestora de sustentabilidade na Finlands Svenska Idrott e vice-presidente da ENGSO EWS) e Louis Moustakas (Investigador e professor na Universidade Alemã do Desporto). Finalmente, o worshop sobre a dimensão ambiental teve como oradores Bence Garamvolgyi (Diretor-geral do fornecedor de serviços desportivos de Budapeste, Public Nonprofit Ltd) e Lawrie McLaren (Diretor-geral sénior no escritório de Bruxelas da Bcw, agência global de comunicação e assuntos públicos).
No inicio da manhã houve reuniões da Comissão Executiva do ENGSO e dos projetos "EQUIP", "ECO" e "Sports As Value".
O dia encerrou com algumas atividades culturais, que deram a oportunidade a todos os participantes do evento de ficarem a conhecer um pouco melhor a cultura da cidade e do país, terminando o dia com o jantar oficial que decorreu no Castelo de São Jorge.
Fonte: CDP, 13/10/2023