Arrancou esta sexta-feira em Lisboa a 6ª Plataforma Europeia do Desporto, sob o tema "Reforçar o desporto para comunidades mais fortes", no Hotel Ikonik, no Parque das Nações. Os trabalhos arrancaram pela manhã com a sessão de abertura oficial do evento. Stefan Bergh, Presidente da European Non-Governmental Sports Organisations (ENGSO), a dar as boas-vindas a todos os presentes.
O Presidente da ENGSO destacou o momento sensível que a sociedade mundial atravessa. “O Desporto como meio de desenvolvimento é mais importante que nunca. Vivemos num continente que tem uma guerra a decorrer e vemos outra a começar noutro continente. O desporto envolve milhares de pessoas e deve ter um papel fundamental e conciliador. Por isso, este é um momento muito importante para realizarmos este evento. A ENGSO quer continuar a ser uma voz ativa no desporto na Europa. Com este evento, queremos ajudar os membros da ENGSO a desenvolver-se através da atribuição de ferramentas e apoiando o seu crescimento. Esta é a 6ª edição desta Plataforma e quisemos reunir alguns dos melhores exemplos nas mais diversas áreas para discutir os mais importantes conteúdos do sector.”
Carlos Paula Cardoso, Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, coorganizador do evento, enfatizou a importância do evento. “Estamos aqui para celebrar o desporto. Preparamos um programa repleto de temas estruturantes para o desporto a nível europeu. Este é o palco onde as organizações europeias do Desporto podem discutir entre elas o futuro do sector. Este é mais uma vez o momento em que esse debate acontecerá e é com grande orgulho que o acolhemos no nosso país. Destaco o tema da sustentabilidade, não só ambiental, como algo central nesta discussão pelas dificuldades que situações como a pandemia criaram a clubes em todo o continente.”
Sílvia Vermelho, Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, em representação do Secretário do Desporto e Juventude, enfocou os dois temas que considera mais importantes deste evento. “Educação e Paz, estes são os dois grandes tópicos a destacar. A educação através do desporto ajuda a alcançar comunidades mais seguras e pacíficas, é uma ferramenta poderosa para a manutenção da paz a nível global. Temos a responsabilidade de manter o desporto na agenda da discussão dos direitos humanos pois tem um papel central nessa matéria.”
Filipa Godinho, Vice-Presidente da ENGSO e Membro da Direção da CDP, dirigiu-se aos participantes destacando a sua importância no evento. “O sucesso deste evento vai depender do compromisso de todos os participantes, ao contribuir para os debates, aproveitar todos o conteúdos, ideias e discussões que aqui irão decorrer para introduzir as mesmas no sector do desporto e contribuir para o seu desenvolvimento. Não existem ideias certas ou erradas, por isso todas as ideais devem ser partilhadas e discutidas. Desafio todos os participantes a trazerem as suas ideias para a discussão neste evento para que possam contribuir para o desenvolvimento do desporto”.
Ângelo Pereira, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, encerrou a sessão de abertura congratulando-se pela escolha da cidade como palco da 6ª Plataforma Europeia do Desporto. “É com grande orgulho que Lisboa recebe este evento. Espero que contribua para o desenvolvimento do desporto de base e permita às organizações desportivas tirar daqui práticas e ideias para promover a sustentabilidade e boa governação. O Desporto contribui muito para o fortalecimento das comunidades. Nos tempos atuais, o desporto deve ser encarado como uma área essencial da administração pública, pelo que a sustentabilidade dever ser central nesta matéria, a nível social, ambiental e económico. Para Lisboa, o desporto tem um papel fundamental e vemo-lo como um fator competitivo e um instrumento essencial ao serviço da nossa população, do seu futuro e de uma sociedade mais saudável.”
A Plataforma Europeia do Desporto tem a sua 6ª edição esta semana, em Lisboa, de 12 a 14 de Outubro. Uma organização conjunta da European Non-Governmental Sports Organisations (ENGSO) e da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que tem como tema "Reforçar o desporto para comunidades mais fortes" e que decorre no Hotel Ikonik, no Parque das Nações.
Esta será uma oportunidade para moldar o futuro do desporto de base europeu, discutindo e trocando experiências tendo como objetivos equipar as organizações desportivas de bases para se tornarem líderes na sustentabilidade, boa governação, integridade, igualdade.
Fonte: CDP, 13/10/2023