CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL


A diretora da CDP, Filipa Godinho, foi eleita vice-presidente da European Non-Governmental Sport Organisation (ENGSO), para o mandato de 2023-2025, na Assembleia-Geral do organismo que decorreu, em Creta, Grécia.

A ENGSO é a plataforma europeia para o desporto de base e a voz líder organizada para o desporto de base, igualdade, diversidade, inclusão e voluntariado no desporto e juventude no desporto.

Para Filipa Godinho “A CDP tem uma participação histórica na ENGSO, organização que trabalha em prol do empoderamento do desporto de base.

Por isso, é para mim uma honra poder dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado nesta Organização e contribuir para que possamos ser mais fortes, a nível nacional e europeu, neste âmbito de atuação estratégico e cada vez mais importante na nossa sociedade.

O fomento do desporto de base é fundamental, em particular, para mobilizar mais crianças e jovens para a prossecução de hábitos de vida saudável, para a afirmação de um desporto cada vez mais inclusivo, de um desporto veículo de valores como a solidariedade e a paz e com forte responsabilidade social.

Neste quadro, ter a oportunidade de representar Portugal a nível Europeu, continente que marca o ritmo nestas matérias, é uma oportunidade e um privilégio que não podemos desperdiçar e tudo faremos para que tenha, também, impactos positivos no nosso país.”

Ainda na reunião magna da ENGSO, o sueco, Stefan Bergh foi reeleito presidente, enquanto, Filip Filipic (Sérvia), Romana Caput (Croácia), Pierre-Louis Magnani (França), Anna-Maria Wiesner (Áustria), Theo Neyenhuis (Países Baixos) e Gyarfas Olah, (Hungria), foram eleitos para a Comisão Executiva. A eles juntam-se a secretária-geral Sara Massini (Itália) e Magnus Sverdrup (Noruega), cujos os mandatos, destes dois elementos, terminam em 2025.

Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP, é presidente honorário da ENGSO.

A próxima grande ação desta Comissão Executiva será a Plataforma Europeia do Desporto, que vai decorrer em Lisboa entre 12 e 14 de outubro, próximo.

Fonte: CDP, 15/05/2023