A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) foi reconhecida, esta segunda-feira, 17 de abril, com a Bandeira da Ética, processo este que é implementado e operacionalizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Esta atribuição da Bandeira da Ética à CDP, pelo PNED, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido, pela Confederação, ao longo dos anos e projetos em prol dos valores da Ética e Fair Play. Desta forma, a Confederação do Desporto de Portugal passará a fazer parte da comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto.
A Bandeira da Ética compreende os seguintes objetivos:
• Inovar, mediante a criação de uma metodologia para certificação dos valores éticos no desporto;
• Garantir uma metodologia flexível e útil para todo o tipo de agentes do sistema desportivo;
• Implementar um processo que identifique e promova boas práticas no desporto;
• Promover a visibilidade de iniciativas multiplicáveis e reconhecer a ação dos agentes do sistema desportivo.
A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto.
Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida.
Conheça Regulamento da Bandeira da Ética.
Fonte: CDP, 18/04/2023