No início de 2023, o projeto financiado pelo Erasmus+ "Desporto como Valor" iniciou uma longa viagem de dois anos na qual países da região dos Balcãs e da União Europeia se associaram para um objetivo comum - integrar valores positivos na prática desportiva, e construir comunidades mais fortes através do desporto e da promoção dos valores da UE.
O projeto Desporto como Valor tem dois objetivos principais;
Primeiro - desenvolver a capacidade dos clubes, organizações e federações desportivas para integrar valores positivos na prática desportiva a nível das bases, de forma estruturada, dinâmica e sistemática;
Segundo - construir comunidades mais fortes e sociedades pacíficas através do desporto e da promoção dos valores da UE numa região historicamente fragmentada.
A fim de alcançar estes objetivos, estão planeadas várias atividades no âmbito do projeto.
Em março, os parceiros reunir-se-ão em Tirana, Albânia, para a reunião de lançamento presencial. A reunião será seguida de investigação que incidirá sobre o desporto de base em todas as regiões, com o objetivo de aumentar o conhecimento e a compreensão geral do estado atual. Os parceiros reunirão também as boas práticas sobre o tema da "promoção de valores".
Ainda este ano, serão realizados workshops para aumentar a capacidade dos gestores desportivos, treinadores, e voluntários que trabalham no departamento de gestão de eventos em organizações desportivas de base. Os workshops centrar-se-ão nas competências técnicas, tais como conceção de projetos, implementação, monitorização orçamental, coordenação e avaliação para aumentar a capacidade dos participantes, e criar programas de impacto e sustentáveis sobre a "promoção de valores". Após o desenvolvimento de novos conjuntos de competências, terão lugar ações conjuntas nos quatro países dos Balcãs, com base nas orientações que serão desenvolvidas através de atividades iniciais de projeto e investigação.
As ações conjuntas terão início no Dia Olímpico (23 de junho de 2024) no Montenegro, e continuarão com atividades no Kosovo, Bósnia e Herzegovina, e Albânia até à Semana Europeia do Desporto, em setembro de 2024.
Os parceiros do projeto esperam criar parcerias sustentáveis e duradouras na região dos Balcãs, com organizadores competentes e conhecedores que promoverão com sucesso o impacto positivo do desporto de base e os valores do desporto que resultarão em sociedades mais fortes, pacíficas e mais ligadas.
A Confederação do Desporto de Portugal é uma das entidades parceiras deste projeto juntamente com a Organização para a Educação através do Desporto (Itália); o Comité Olímpico do Kosovo e a Universidade Prishtines (Kozovo); o Comité Olímpico da Bosnia e Herzegovina; o Comité Olímpico do Montenegro, o Comité Olímpico a Albânia e o Atleta Europeu como Estudante (Malta).
Fonte: ENGSO/CDP, 16/02/2023