A Confederação do Desporto de Portugal (CDP), realizou uma Assembleia Geral (AG), esta quarta-feira, no Estádio Nacional, Complexo Desportivo do Jamor, onde foi aprovado por unanimidade a proposta do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2023.
Um ano que terá como pontos-altos mais uma edição da Gala do Desporto, que premiará os melhores do desporto nacional, e a Plataforma Europeia do Desporto, que decorrerá no último trimestre do ano, um evento organizado pela ENGSO (European Non-Governmental Sports Organisation), em parceria com a CDP. A Plataforma Europeia de Desporto é um espaço de discussão e partilha de objetivos dos membros da ENGSO, organizações desportivas e profissionais com a missão de fortalecer o movimento desportivo de base na Europa.
Numa AG que contou com a presença de mais de duas dezenas de federações desportivas associadas, outro dos pontos a destacar da reunião magna foi a aprovação da adesão da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, como membro da Confederação do Desporto de Portugal. Retiraria a última parte.
A Assembleia Geral serviu ainda para os associados da CDP manifestarem uma vontade generalizada em marcar uma posição crítica sobre o rumo que o desporto tem tido no nosso país, enfrentando sérias dificuldades, apesar do papel que lhe é consagrado na Constituição da República Portuguesa.
Na sequência desta tomada de posição dos diversos associados, ficou expressa a vontade de delinear uma agenda de ações a desenvolver, que será definida já no início de 2023 com uma reunião que juntará os Presidentes das Federações Desportivas.
Fonte: CDP, 1/12/2022