Decorreu ontem, 9 de março, pelas 17h30, na Associação Física e Desportiva de Torres Vedras a celebração, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, dos 10 anos do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Desde a sua criação, em 2012, foram realizadas cerca de 2 500 ações de sensibilização e de formação junto de crianças, jovens, treinadores/as, pais ou dirigentes, tendo atingido de forma direta 125 mil participantes. O PNED esteve presente em cerca de 900 eventos desportivos abrangendo perto de 320 mil participantes; lançou 33 publicações (didáticas, investigação ou informativas); promoveu cerca 44 edições de concursos sobre ética desportiva (junto de alunos, investigadores e jornalistas); realizou 22 campanhas (TV, rádio, jornais, redes socias); criou a Bandeira da Ética (modelo único e inovador de certificação de boas práticas) com cerca de 1 700 entidades registadas e cerva de 500 certificações emitidas e o Cartão Branco com 71 entidades aderentes, envolvendo 25 modalidades e cerca de 2 800 amostragens. Venceu os prémios internacionais do Movimento Europeu de Fairplay, em 2016, e da Peace and Sports, em 2021.
No evento foi apresentado um breve resumo dos 10 anos do PNED, o logo comemorativo do 10º aniversário e o testemunho do atleta paralímpico Jorge Pina.
Foram ainda apresentadas um conjunto de boas práticas no campo da ética desportiva para pais e duas novas brochuras «Ética no Desporto – Linhas orientadoras para clubes» e «Ética no Desporto - Linhas orientadoras para pais», ambas edições PNED. Estas brochuras têm como objetivo ser uma ferramenta pedagógica de apoio, no âmbito da ética desportiva, para clubes e encarregados/as educação.
A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, do presidente do IPDJ, Vitor Pataco e da vice-presidente da CDP, Anabela Reis, entre outras personalidades do mundo desportivo nacional.
Fonte: IPDJ/CDP, 10/03/2022