De acordo com o Eurobarómetro que analisa a prática desportiva e da atividade física entre os países da União Europeia, Portugal é dos estados membros onde a população tem os índices de menor prática desportiva e de atividade física.
De acordo com este estudo 74% da população portuguesa não pratica, ou raramente pratica atividades desportivas ou físicas, contra 60% da média europeia.
O escalão mais ativo em Portugal é a população entre os 15 e os 24 anos, com 65% de prática regular, enquanto no extremo oposto se encontra a população com mais de 55 anos, onde apenas 15% das pessoas praticam regularmente desporto ou atividade física. Em qualquer dos dois casos a média da União Europeia é superior à média nacional.
Os dados do Eurobarómetro, atrás referidos, são de 2017, esperando a CDP com expectativa os dados do próximo trabalho europeu para se perceber qual foi o real impacto da pandemia da COVID-19 na prática desportiva e da atividade física. Segundo o recente estudo realizado pela consultora PwC, por pedido do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal, houve uma redução substancial na prática desportiva e na atividade física, com especial destaque para os jovens praticantes. A nível europeu, está a ser liderado pela ENGSO, e do qual a CDP é uma das entidades parceiras, um projeto que visa o aumento e a igualdade da prática desportiva.
Consulte aqui o Eurobarómetro Europeu do Desporto -
Dados de Portugal -
Infografia do programa Fronteiras XXI
Fonte: CDP, 30/12/2021