CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Assembleia Geral Ordinária da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) teve lugar ontem no Auditório do Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor, a qual contou com a presença de diversas federações desportivas.

Uma reunião bastante produtiva que começou com o presidente da CDP, Carlos Paula Cardoso, a fazer uma análise de 2021 tendo em conta a situação desportiva face à atual situação pandémica. Carlos Paula Cardoso, na sua intervenção, refere que se torna um exercício difícil preparar um Plano de Atividades e Orçamento quando não é possível vislumbrar o fim desta situação que Portugal e o mundo estão a viver.

Mas apesar deste cenário incerto, a direção da Confederação do Desporto mencionou as várias iniciativas previstas para 2022 sendo que vale a pena falar da Gala do Desporto que irá assinalar 25 anos de existência, a realização do Congresso do Desporto, a Comissão Jovem e ainda a Rede Colaborativa do Desporto, entre outras iniciativas.

Após aprovação por unanimidade do Plano de Atividades e Orçamento para 2022, houve a oportunidade de ouvir os representantes das federações presentes. Neste encontro, foi possível confirmar que as federações comungam da mesma ideia – O Desporto merece mais atenção por parte do Governo, sendo necessário tomar outras ações por forma a que as verbas a disponibilizar nos próximos Orçamentos de Estado sejam reforçadas no reconhecimento do trabalho realizado diariamente pelas diversas entidades desportivas. As federações presentes consideram que é urgente a aprovação do estatuto do dirigente desportivo e que devem ser encetados esforços nesse sentido.

Urgente, é igualmente a tomada de medidas que salvaguardem o desporto a nível nacional, sobretudo ao nível de formação. As federações defendem que são necessárias mais ações para que o desporto ganhe o lugar que merece e para qual trabalha todos os dias.



Fonte: CDP, 30/11/2021