CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Realizou-se ontem, no auditório, do Centro Desportivo Nacional do Jamor, a Assembleia Geral Extraordinária da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), a qual contou com grande presença, quer “online”, quer presencial com as regras de segurança devidamente asseguradas, de diversas federações desportivas associadas.

O encontro começou com o presidente da Confederação, Carlos Paula Cardoso, a mencionar uma reunião tida com o Ministério da Administração Interna para falar de um assunto muito importante para as federações, os gastos associados ao policiamento aquando da realização das competições desportivas. O policiamento é um serviço que acarreta custos elevados para as federações, razão pela qual necessita de ser analisada com urgência, sobretudo no contexto atual que vivemos.

Na Assembleia Geral Extraordinária Carlos Paula Cardoso lembrou que a CDP com o Comité Olímpico de Portugal e com o Comité Paralímpico de Portugal têm trabalhado no sentido de verem aprovadas algumas medidas apresentadas ao Governo. Medidas essas, que têm como objetivo apoiar financeiramente as federações para que ultrapassassem a difícil situação que atravessam. O Presidente da CDP disse que o Desporto tem sido esquecido ao longo dos tempos e, no contexto atual, a situação agravou-se. Teme-se o pior para o movimento desportivo e, como tal, compete ao Governo em conjunto com as estruturas desportivas encontrar as melhores soluções.

No seguimento deste ponto, as federações concordaram que é urgente tomar medidas, uma vez que as consequências podem ser nefastas sobretudo para o desporto de formação. Na reunião, foi mencionado que vários clubes não abriram portas e outros, devido às dificuldades financeiras, poderão encerrar em breve, comprometendo o trabalho feito e as próprias modalidades.

O trabalho que a CDP tem desenvolvido e a cooperação entre as estruturas – CDP; COP e CPP – foi reconhecido pelas federações presentes, salientando, no entanto, que são necessárias mais ações e uma maior intervenção para que o desporto ganhe o lugar que merece.

O Presidente da CDP disse que está previsto para o primeiro trimestre de 2021, a realização de um fórum aberto a todas as federações que pretende dar continuidade à análise da situação económica, da retoma e do estado atual do desporto, definir as ações e propor soluções que vão de encontro às necessidades do movimento desportivo.

Na reunião magna foram abordadas as questões relacionadas com os grupos de trabalho da Retoma da Atividade Desportiva e da Fiscalidade e as reuniões mantidas com a tutela. Destes grupos de trabalho fazem parte a CDP, o COP e o CPP.

A próxima Assembleia Geral ordinária, irá realizar-se em dezembro próximo, para a aprovação do plano de atividades e contas para 2021 e onde será novamente feito um ponto de situação do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da retoma e financiamento ao movimento desportivo.

Fonte: CDP, 11/11/2020