A Confederação do Desporto de Portugal solicitou hoje com caracter de urgência uma audiência com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, tendo como ponto único o documento com as últimas orientações da Direção-Geral da Saúde, publicadas hoje, para desporto e competições desportivas.
Após a publicação da Orientação nº 36/2020 da DGS, a CDP reagiu com surpresa e preocupação em face das dificuldades de aplicação das normas nele inseridas, as quais não estão de todo em sintonia com o que tinha recentemente sido prometido e cuja aplicabilidade será, em muitos casos, senão impossível pelo menos muito difícil.
A Confederação por diversas ocasiões, disponibilizou-se a fazer parte de um grupo de trabalho que incluísse técnicos da DGS e da SEJD para encontrar as melhores soluções para o regresso do desporto competição. Tal não foi, pelos vistos, possível o que nos faz mais uma vez pensar que o "peso" do desporto competição, o único que traz dividendos ao panorama desportivo nacional, continua a ser desconsiderado. O resultado foi dispormos desta Orientação, a qual constitui um verdadeiro espartilho ao trabalho das federações desportivas.
O desporto competição, como uma das áreas de maior sucesso deste país, não pode continuar parado!
Consulte em baixo a Orientação nº 36/2020 da DGS
Fonte: CDP, 25/08/2020