A Confederação do Desporto de Portugal continua a não compreender as razões que levam o Governo a não decidir a favor da presença de público nos diferentes eventos desportivos, com exceção da Formula 1, quando verificamos, e, frise-se, com o qual concordamos plenamente, que nos eventos culturais é permitido ter público - falamos de teatros, cinemas e, mais recentemente, nas touradas.
Porquê, a abertura de espírito demonstrada em relação à cultura, não é extensível a um fenómeno que tem também muito a ver com a cultura dos povos como o são as competições desportivas?
Autorizar a presença de público nos eventos desportivos é urgente. Não só pelo que eles representam no dia a dia da população imbuída de espírito competitivo como é também, tal a CDP apresentou mais de uma vez, fonte fundamental para a sustentabilidade de clubes e federações que vivem dias economicamente muito difíceis. Autorizar o regresso de público é também um voto de confiança por parte do Governo às federações que estão mais que preparadas para assegurar todas as condições sanitárias no que diz respeito ao coronavírus.
Nesse sentido, e tendo em conta que o país retoma a sua normalidade, a Confederação do Desporto de Portugal apela ao Governo para que no próximo Conselho de Ministros tome a decisão de permitir a presença de público em todos os eventos desportivos, uma medida que peca por tardia e consideramos ser urgente implementar em nome da sustentabilidade do movimento associativo desportivo.
De recordar que foi autorizado pelo Governo, no passado dia, 31 de julho, o regresso total ao desporto.
Fonte: CDP, 03/08/2020