A Confederação do Desporto de Portugal, no âmbito da sua estratégia de ação, está a organizar reuniões que promovam a colaboração e parcerias entre as Federações Desportivas Nacionais.
A CDP procurou organizar as federações em grandes sectores de prática distribuindo todas as federações por 6 subgrupos de forma a realizar reuniões sectoriais otimizando assim os trabalhos. Até ao momento a CDP realizou já encontros com as Federações dos desportos de oposição com contacto, nomeadamente federações de Lutas/combate (Aikido, Artes Marciais Chinesas, Boxe, Esgrima, Ju-Jitsu e disciplinas associadas, Judo, Karaté, Kickboxing e Muaythai, Lohan Thao Kempo, Lutas Amadoras, Taekwondo e Sumo), com as Federações aéreas e motorizadas (Aeromodelismo, Aeronáutica, Automobilismo e Karting, Voo Livre, Paraquedismo, Motociclismo, Todo-Terreno-Turístico e Columbofilia) e com as Federações individuais de Indoor (Bilhar, Bridge, Damas, Ginástica, Ténis de Mesa, Xadrez, Badminton e Dança Desportiva).
Os principais temas de discussão, nestas primeiras reuniões, foram a retoma de atividades desportivas das Federações, bem como a identificação de temas de comum interesse, no sentido de criar sinergias entre as federações participantes, quer seja em termos sectoriais, quer seja em termos globais.
De referir que, para a Confederação do Desporto de Portugal, esta plataforma de trabalho através da qual se constitui a Rede Colaborativa do Desporto, tem por objetivo garantir um encontro de ideias mas, mais importante identificar soluções para questões reais e atuais que afectam o desporto nacional e internacional. Soluções essas, que contribuam para um futuro mais estruturado, eficiente e esclarecido do desporto e da atividade física desportiva, lúdica e recreativa e que, como resultado final, coloquem o Desporto Nacional no lugar de importância que merece e deve estar.
Porquê a Rede Colaborativa do Desporto?
Esta solução surge porque consideramos importante criar momentos de discussão e trabalho entre todos os parceiros sociais do desporto, estejam eles direta ou indiretamente relacionados com a prática desportiva, e possam estar à mesma “mesa”. Desta forma, a Confederação do Desporto de Portugal irá trabalhar para esbater algumas falhas de entendimento e de comunicação nas tomadas de posição quer, por um lado de quem tem a responsabilidade e missão de aplicar no terreno a promoção e desenvolvimento desportivo, quer por outro, de quem tem a responsabilidade de legislar e fiscalizar. Assim esperamos que, através desta plataforma simples de comunicação, se consigam soluções rápidas e eficazes em torno de questões essenciais ao desenvolvimento desportivo ajudando a um melhor desempenho das Federações Desportivas e à elevação do desporto nacional.
Fonte: CDP, 18/06/2020