A Direção-Geral da Saúde procedeu hoje à divulgação das orientações para os espaços de prática de exercício físico e desporto, e competições desportivas de modalidades individuais sem contacto e ao ar livre.
Estas orientações destinam-se a infraestruturas desportivas e outros espaços onde decorra prática de exercício físico e desporto, em espaços fechados ou ao ar livre, pistas, ginásios, piscinas, academias desportivas (dança, artes marciais, e atividades similares), salas de massagem e clubes de saúde; organização de competições de modalidades individuais sem contacto e ao ar livre.
Entre as orientações, hoje disponibilizadas, destaca-se a possibilidade de utilização balneários desde que sejam garantidas as normas emanadas pela DGS na Orientação n.º 014/2020, como seja o distanciamento físico e a higienização, entre outras, preconizadas.
No que concerne à organização de competições de modalidades individuais sem contacto e com prática ao ar livre, a DGS recomenda a avaliação do risco da competição, considerando fatores tais como n.º de participantes (atletas, staff, equipas técnicas, etc.), localização da competição, e distanciamento entre atletas, entre outros. Para o evento deve ser elaborado um manual de competição descritivo e específico, o qual deve ser disponibilizado a todos os participantes até 72 horas antes da prova.
De recordar que a Confederação do Desporto de Portugal criou uma Comissão Médica de apoio às Federações no âmbito das questões que se prendem com o COVID-19, que é liderada pelo Dr. Ricardo Aido, especialista em medicina ortopédica e desportiva.
As questões que se prendem com esta Comissão devem ser colocadas para o e-mail
Consulte aqui a orientação 30/2020 -
Fonte: CDP/DGS, 12/06/2020