O Conselho Europeu adotou medidas direcionadas à capacitação dos treinadores, com o objetivo de aumentar as oportunidades para a aquisição de habilitações e competências por parte destes agentes.
Neste seguimento, os Estados Membro e a Comissão Europeia, são convidados, a continuarem a apoiar a dimensão educacional do desporto, através do aperfeiçoamento dos programas de treino e através do aumento das oportunidades de aprendizagem, para estes agentes desportivos, considerando estes agentes alicerces fundamentais no apoio e promoção do desenvolvimento desportivo.
Uma das conclusões é o convite às organizações desportivas para contribuírem promovendo ainda mais junto dos treinadores as novas possibilidades do treino e a importância da aquisição das habilitações e competências necessárias.
O Conselho salienta que os treinadores precisam ser apoiados, pois desempenham um papel importante na abordagem dos desafios da sociedade em relação à atividade física, ao bem-estar e ao desporto, desafios que se tornam especialmente proeminentes em tempos de crise da saúde, como a atual pandemia do COVID-19.
Para o Conselho Europeu, é decisivo que todos os treinadores possuam habilitações e competências necessárias, para o crescimento pessoal, para uma melhor empregabilidade e para o desenvolvimento profissional. As competências e as habilitações adequadas, são também necessárias para garantir a segurança dos atletas e participantes do desporto e incentivar grupos específicos da sociedade a participar na atividade física e no desporto.
Infra, disponibilizamos as conclusões adotadas:
Conclusões do Conselho sobre a capacitação de treinadores, aumentando as oportunidades de aquisição de habilitações e competências, 4 de junho de 2020
Conclusões sobre o papel dos treinadores na sociedade, novembro de 2017
Conclusões sobre o acesso ao desporto para pessoas com deficiência, maio de 2019
Conclusões sobre a proteção das crianças no desporto, novembro de 2019
Fonte: CE/CDP, 05/06/2020