Por forma a dar resposta ao impacto que a pandemia do COVID-19 teve no setor do desporto a curto, médio e longo prazo, os ministros responsáveis pelo desporto da União Europeia reuniram-se em videoconferência para debater as medidas para a recuperação do setor e para criar resiliência para proteção de futuros desenvolvimentos que são, neste momento, imprevisíveis.
O debate foi estruturado em torno dos seguintes temas:
• Medidas já tomadas ou previstas para o regresso das atividades desportivas de forma sustentável;
• Principais desafios do sector;
• Reforçar a cooperação entre a UE, Estados-Membros e movimento desportivo;
• Avaliação de apoios disponíveis para o sector desportivo, tanto a nível nacional como europeu.
Segundo Tomislav Družak, secretário de Estado do Desporto da Croácia, país que atualmente preside à União Europeia,“é preciso dar especial atenção ao regresso seguro dos atletas e dos cidadãos às atividades desportivas e ao lançamento de eventos desportivos sem pôr em risco a saúde pública”.
Ainda para o responsável croata é “também necessário continuar a reforçar o diálogo com o movimento desportivo a todos os níveis, desde o nível local ao internacional, para que possamos, em conjunto, proceder aos ajustamentos a longo prazo às alterações introduzidas por esta crise”.
Durante a reunião, os ministros concordaram que todas as atividades desportivas devem ser retomadas em condições de segurança e destacaram a importância socioeconómica do setor do desporto. Entre eles, trocaram ainda informações sobre boas práticas nos vários países e salientaram vários aspetos no que toca a:
• Utilizar fundos e programas da UE para apoiar o setor do desporto, com especial destaque para o ERASMUS+ Coronavírus investimento e a Semana Europeia do Desporto;
• Reconhecer o papel do desporto e a sua importância para o desenvolvimento socioeconómico nas futuras medidas e instrumentos da UE;
• Coordenar os procedimentos com as organizações desportivas europeias, com vista a uma retoma segura das atividades desportivas;
• Assegurar um diálogo contínuo com o movimento desportivo;
• Elaborar orientações para a realização de atividades desportivas em condições de segurança a todos os níveis;
• Prestar apoio adicional para preservar o emprego, compensar a perda de rendimentos e aplicar regimes de subsídio de desemprego.
Por fim, a Presidência croata agradeceu aos Estados-Membros pela sua cooperação e contribuição para finalizar as conclusões do Conselho sobre a capacitação dos treinadores, aumentando as oportunidades de aquisição de aptidões e competências. Estas conclusões serão adotadas por procedimento escrito.
Fonte: EU/CDP, 03/06/2020