Júlio Francisco Miranda Calha, antigo secretário de Estado do Desporto, morreu hoje no Hospital CUF-Infante Santo, em Lisboa, na sequência de um AVC, tinha 72 anos.
Miranda Calha ficou conhecido no desporto por ter lançado o primeiro programa de arrelvamento dos campos de futebol, durante o Governo do Bloco Central, e pelo papel que desempenhou na candidatura de Portugal ao Euro 2004, no Executivo chefiado por António Guterres.
Começou a atividade política em Portalegre, de onde era natural, como governador civil do distrito. Foi depois secretário de Estado da Administração Regional e Local (era ministro da Administração Interna Jaime Gama) e por duas vezes secretário de Estado do Desporto. No último Governo de António Guterres foi secretário de Estado da Defesa Nacional.
Foi deputado à Assembleia Constituinte e foi dos raríssimos parlamentares que continuou sucessivamente a ser eleito para a Assembleia da República de onde saiu no final da última legislatura.
O funeral de Miranda Calha realiza-se na segunda-feira, dia 30, no cemitério de Portalegre. Aí terá lugar uma cerimónia de despedida restrita aos familiares dadas as limitações sociais impostas pelo combate ao COVID-19.
À família enlutada, a Direção da CDP apresenta sentidas condolências.
Fonte: CDP, 28/03/2020