CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

A Confederação do Desporto de Portugal repudia qualquer ato de racismo e xenofobia. A CDP lamenta o episódio “de insultos” ao jogador de futebol Marega, que ocorreu no Estádio do Vitória de Guimarães e considera uma situação que deve ser devidamente analisada pelas autoridades competentes por forma a que sejam tomadas as devidas medidas.

O racismo ou violência social são situações que não devemos permitir enquanto entidades que trabalham todos os dias, para elevar o desporto a patamares de qualidade. O episódio de ontem que se tornou mediático, não deve ser tolerado à semelhança de outros episódios que vão acontecendo todos os dias, mas que nem sempre chegam à comunicação social.

Este episódio só reforçou a necessidade de se tomarem medidas concretas para evitar que mais situações desta natureza se repitam. Medidas que penalizem quem promove racismo, violência social ou outras situações que colocam em causa os valores de liberdade, mas sobretudo os valores do Desporto Nacional.

Esta poderá ser também uma excelente oportunidade para realizar uma campanha de sensibilização, com o objetivo de mobilizar a sociedade para promover valores tão importantes como o respeito e a liberdade.

A Confederação do Desporto de Portugal continua disponível para trabalhar em prol de uma sociedade justa, que promove a igualdade entre todos, sendo que o Desporto pode ser um excelente interlocutor na mensagem a veicular, pois consegue abranger uma comunidade alargada: atletas, famílias, dirigentes, treinadores, adeptos, entre muitos outros.

Fonte: CDP, 17/02/2020