A Confederação do Desporto de Portugal, organizou no Museu do Desporto, um debate com representantes dos partidos políticos com assento parlamentar na legislatura que está prestes a terminar e das federações desportivas e várias outras personalidades ligadas ao fenómeno desportivo.
Para os presentes foi destacada a importância de momentos como este debate, que permite uma maior proximidade com os atuais e futuro decisores políticos e os representantes do movimento associativo desportivo.
Aspetos como o reconhecimento residual do desporto na sociedade, curto financiamento da área do desporto em que a sua quase totalidade provem dos jogos sociais, ou a crescente importância social que desporto desempenha foram alguns dos pontos debatidos.
O debate foi moderado pelo diretor da CDP, Pedro Silva, durante mais de três horas e permitiu dar voz às preocupações, ambições e motivações daqueles que trabalham diariamente no terreno em prol do desenvolvimento desportivo nacional, junto de quem tem a responsabilidade de propor, definir e estabelecer o enquadramento legal que poderá potenciar este desenvolvimento.
Contou com representantes dos vários partidos com assento parlamentar com exceção do PCP, em que por motivos de doença não pode marcar presença. Pelo PS esteve Ivan Gonçalves, pelo PSD, marcou presença Joel Sá, pelo CDP, João Machado, Vasco Barata, pelo BE, Rafael Pinto, pelo PAN e Joana Silva, dos Verdes.
Nada se esgotou neste debate, mas a direção da Confederação do Desporto de Portugal, acredita que o mesmo poderá ter sido o pontapé de saída necessário para um desporto mais valorizado politicamente e consequentemente mais valorizado socialmente.
Vejam aqui a reportagem do debate e as propostas dos partidos para a área do desporto -
Fonte: CDP, 10/09/2019