Portugal sagrou-se campeão do mundo de hóquei em patins dezasseis anos depois do último título mundial, após derrotar a seleção da Argentina por 2-1, no desempate das grandes penalidades.
A partida entre a seleção nacional sénior masculina e a congénere da Argentina foi marcada pelo equilíbrio, levando Portugal a melhor nas grandes penalidades. O hóquei patinado português volta assim ao topo mundial da modalidade, depois o último titulo que já fugia às cores nacionais desde 2003.
Ainda nos World Roller Games, que se realizaram em Barcelona, Espanha, muitos outros portugueses brilharam ao mais alto nível, conquistando para Portugal um total de dez medalhas: 2 de ouro (seleção sénior hóquei em patins e Ernesto Silva em solo dance masculino), 3 de prata (Ana Walgode em solo dance feminino; Ana Walgode e Pedro Walgode em pares dança sénior; Diogo Craveiro em patinagem livre júnior) e 5 de bronze (Pedro Walgode – solo dance sénior; Bruna Pinheiro e Ernesto Silva em pares de dança júnior; Catarina Craveiro e Diogo Craveiro em pares artísticos; Emanuel Salvadinho, Manuel Magalhães, Rodrigo Coelho e Diogo Ferreira em Quartetos; seleção nacional sub19 em hóquei em patins).
Já nas Universíadas de Verão, que decorreram em Nápoles, Itália, Portugal conquistou 4 medalhas: 2 de prata por Evelise Veiga no triplo.salto e no salto em comprimento e 2 de bronze, uma para a seleção nacional universitária feminina de basquetebol e a outra para o Júlio Ferreira, no taekwondo.
Por fim há a destacar as duas medalhas de prata em sub-23, conquistadas por Maria Martins e Miguel Rego, na prova de eliminação, no campeonato da Europa de ciclismo de pista e Iago Bebiano, que alcançou a medalha de bronze de canoagem em K1 júnior 200m.
Fonte: CDP, 15/07/2019