A cerimónia de lançamento da Bandeira da Ética, que contou com a presença do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, decorreu em 13 de novembro no Complexo Desportivo da Academia da Estrela, em Lisboa.
No evento foram enumerados os principais objetivos deste compromisso, que se resumem a um processo de certificação dos valores éticos no desporto. É dirigido a clubes, escolas, projectos ou a qualquer outro tipo de iniciativas e entidades que queiram ver reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto.
Com a criação de uma Bandeira da Ética pretende-se ainda a implementação de uma metodologia inovadora que identifique e promova boas práticas, garantindo ao mesmo tempo visibilidade a iniciativas, reconhecendo os seus agentes.
O processo tem na sua génese uma plataforma tecnológica que funciona como comunidade de registo e partilha de boas práticas. Numa primeira fase, o momento da certificação, refere-se ao próprio processo de obtenção da acreditação, mediante o acesso à plataforma online ´Bandeira da Ética´. No segundo momento, de pós-certificação, as entidades envolvidas verão as suas iniciativas integradas num repositório online de boas práticas de ética no desporto, visando a divulgação e partilha das mesmas.
Sob a tutela do Instituto Português do Desporto e Juventude/Plano Nacional de Ética no Desporto, a Bandeira da Ética representa um selo de qualidade das iniciativas desportivas, podendo ser potenciado pelas entidades certificadas, dentro e fora da sua organização.
Fonte: CDP, 16/11/2017