No fim de semana de 29, 30 e 31 de janeiro, realizou-se em Nicósia, Chipre, a primeira sessão de formação para mentores do projeto SCORE, um programa financiado pela Comissão Europeia que visa aumentar a presença de mulheres no treino desportivo.
A CDP, um dos parceiros do projeto, esteve presente com Pedro Berjano de Oliveira, do corpo técnico da Federação Portuguesa de Corfebol, e Mónica Jorge , treinadora e atual diretora da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta sessão de formação, e outras que se vão seguir, têm como objetivo sensibilizar e informar os representantes nacionais das federações desportivas para o uso correto do um conjunto de ferramentas destinadas às organizações desportivas com vista à criação de um ambiente igualitário entre homens e mulheres, facilitando o acesso das mulheres à carreira de treinador.
Os meios desenvolvidos pelo SCORE contêm também indicações e informações destinadas às mulheres que estão interessadas em desenvolver uma carreira no treino desportivo. A versão final do conjunto de ferramentas será editada com base na experiência transmitida pelos participantes nas sessões de formação que terminam em junho de 2016, com a ação organizada pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP) em Setúbal.
A CDP é a entidade parceira, para Portugal, do projeto financiado pela União Europeia que visa a promoção da igualdade de género nas oportunidades do treino desportivo, com o aumento do número de treinadoras em todos os níveis da prática desportiva e a melhoria do conhecimento sobre a igualdade de género na formação do treinador.
Além da CDP, estiveram representados na reunião de Nicósia o Comité Olímpico da Croácia, a Associação de Treinadores da Finlândia, a União das Federações Desportivas da Lituânia, a União dos Desportos de Gales, as Confederação do Desporto da Suécia, Chipre e Alemanha, a Universidade de Manchester, a União de Treinadores Desportivos do Reino Unido e a Unidade de Desporto da Comissão Europeia.
O projecto, denominado “Strengthening Coaching with the Objective to Raise Equality – SCORE” é coordenado, a nível europeu, pela ENGSO (European Non-Governmental Sports Organization), sendo financiado pelo Programa Erasmus, da União Europeia. Mais informações sobre o projeto SCORE, podem ser obtidas no sítio www.score-coaching.eu, ou através dos fóruns sociais de discussão #scorecoaching e #equalityincoaching.
A próxima reunião de formação de mentores ficou marcada para 21 e 22 de maio em Helsínquia.
Fonte: CDP, 02/02/2016