A Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, ministra desde o ano letivo 2011/12, o curso profissional Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, cujo modelo de formação tem sido muito elogiado e que tem motivado uma elevada procura por parte de jovens e famílias.
De facto, os alunos desde o inicio, são submetidos a um modelo e metodologia de formação muito exigente e centrada no aluno, procurando o desenvolvimento de competências quer em termos técnicos, quer mesmo em termos humanos.
Alicerçado numa lógica trans e interdisciplinar permanente, com todas as disciplinas curriculares a trabalharem em complementaridade e em paralelo, este curso motivou por parte de alunos e encarregados de educação um enorme envolvimento e entuiasmo, muito decorrente das metodologias utilizadas, as quais procuram permanentemente a ligação com os contextos reais de trabalho.
Partindo da estrutura curricular definida para o curso, desde muito cedo os alunos são educados a planear, criar e executar projetos, a gerir atividades, micro-empresas e clubes, a gerar valor e a empreender, e ainda, a projetar ideias que se apliquem nos contextos reais de trabalho, onde mais tarde vão ser inseridos, após o terminus do curso.
Durante as aulas os alunos a promoverem atividades desportivas e não desportivas, participam em eventos desportivos internacionais de grande relevo para o país, desenvolvem projetos de responsabilidade social, criam e aprendem a gerir empresas, participam em diversas iniciativas de voluntariado, entre muitas outras valências, onde as diferentes disciplinas concorrem para efeito.
Mais de 45 entidades parceiras, com quem se desenvolvem projetos de integração profissional e inserção na vida ativa, projetos de certificação complementar, formação de professores e muito mais, sempre no intuito de assegurar a melhor formação possível aos jovens estudantes.
Preparar ativamente para a vida ativa é o grande desafio deste projeto de formação, onde os testemunhos dos pais e alunos e a procura de jovens para oportunidade de trabalho e emprego, são disso prova.
Numa altura em que o Governo pretende reduzir a oferta da formação profissional nesta área de serviços, os responsáveis deste curso acreditam que a qualidade deste curso pode ser reconhecida por quem decide e que a aposta por esta experiência possa ser mantida e reforçada. O balanço do trabalho realizado está superar as expectativas.
Fonte. ESMAVC, 27/05/2014