Confrontada com o inesperado e doloroso desaparecimento de Eusébio da Silva Ferreira, a Direcção da Confederação do Desporto de Portugal apresenta as mais sentidas condolências à família, ao Sport Lisboa e Benfica e à Federação Portuguesa de Futebol.
Quer também destacar, neste momento de grande tristeza, o contributo de Eusébio para a afirmação do futebol português em jornadas internacionais inesquecíveis ao serviço do Benfica e da selecção nacional, em particular no Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra, em que Portugal conseguiu a melhor classificação de sempre e Eusébio se afirmou como um símbolo nacional.
Nesta hora de dor, importa prestar uma homenagem sentida ao futebolista que foi uma referência para muitas gerações, pelas suas prestações exímias e talentosas, de verdadeiro predestinado, mas também ao desportista exemplar cuja conduta em campo mereceu o reconhecimento do Comité Internacional do Fair-Play, que lhe entregou o Prémio Fair-Play, pelo exemplo, numa cerimónia realizada na Unesco.
Com o desaparecimento de Eusébio, o Desporto português perde um dos seus maiores e um homem consensualmente admirado e respeitado, a nível nacional e internacional.
Fonte: CDP, 05/01/2014