A aprovação por unanimidade do Plano de Actividades e Orçamento para 2014 e críticas ao financiamento das federações anunciado pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude marcaram a assembleia geral da CDP realizada no Complexo de Piscinas do Jamor.
Nas actividades a desenvolver em 2014 destaca-se uma maior aposta na vertente da comunicação com o exterior e com as federações, estando previsto o lançamento de novos projectos, e o reforço de outros já existentes.
A formação continuará a ter um papel importante na CDP, com uma aposta na oferta formativa, especialmente no que diz respeito à formação homologada pelo IPDJ, fundamental para a renovação das cédulas profissionais de desporto.
Para 2014 prevê-se, ainda, a finalização do projecto de formação financiada que a Confederação tem em execução no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano.
No próximo ano há ainda a destacar a 19ª Gala do Desporto, que irá decorrer no Casino Estoril no mês de Novembro, a continuação de reuniões com as federações, a organização de tertúlias para discutir temas de interesse para o movimento associativo e a nona edição dos Jogos da CPLP, que decorrerão em Luanda, Angola.
O orçamento aprovado aponta para uma despesa global de 1.189.500 euros, o que representa um aumento de 96 mil euros face a 2013. Este acréscimo é justificado com a eventual coordenação da missão portuguesa aos Jogos da CPLP.
No ponto da ordem de trabalhos destinado a debater “outros assuntos” foram feitas críticas à redução de dois por cento ao financiamento das federações anunciado pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, depois de em 2013 ter havido cortes médios de 20 por cento. Entre os oradores, estiveram os presidentes do Judo, José Costa Oliveira, e do Atletismo, Jorge Vieira. O presidente do Atletismo falou também da necessidade de uma posição conjunta da CDP e do COP e da importância da realização de um Fórum do Desporto para análise das dificuldades que se colocam ao desporto federado.
No final da assembleia geral foi aprovado por unanimidade um voto de louvor à direcção da CDP e às federações que colaboraram nas iniciativas dos 20 anos da Confederação, pelo modo como decorreu a Gala do Desporto, pela edição da revista “Confederação” e também pela exposição alusiva às duas décadas de actividade da CDP.
Fonte: CDP, 18/12/2013