CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Num período em que observamos o levantamento gradual do estado de emergência, em que alguma população continua ainda em casa face à pandemia do covid-19, e tendo em consideração a forte adesão à última formação disponibilizada, a Confederação do Desporto de Portugal (CDP) organiza, em regime de e-learning, quatro cursos na área do desporto e da saúde, homologados pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

O primeiro curso “Ser Treinador: Comunicar” está previsto decorrer entre os dias 18 e 25 de maio e tem como objetivo dotar os formandos com competências ao nível do processo comunicacional. Com esta formação, os participantes serão capazes de descrever os elementos no processo de comunicação; identificar os tipos de comunicação e as suas 3 dimensões; identificar os estilos comunicacionais na liderança e implementar um sistema de avaliação do comportamento do treinador. Este curso está orientado para treinadores e outros interessados e conta como formador o mestre Pedro Assis, pós-graduado em Psicologia do Desporto e da Atividade Física pelo ISPA e certificado em Alto Rendimento Desportivo pelo FCBarcelona Innovation HUB. Esta ação de formação está limitada a 15 participantes, com um custo de 50 euros por pessoa, e irá atribuir 2,0 Unidades de Crédito aos formandos que obtenham aproveitamento.

O segundo curso a ser promovido “A confiança do praticante/atleta no contexto do desporto” vai decorrer entre os dias 19 e 26 de maio, sob a alçada da Mestre Inês Vigário, Licenciada em Psicologia pela Universidade de Évora e Mestre em Psicologia do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Destinado aos atletas e treinadores de desporto, prevê-se que os formandos adquiram competências para o entendimento e construção da confiança nos praticantes/atletas, que dominem o conceito de confiança no desporto, bem como algumas das teorias explicativas existentes, e que sejam capazes de utilizar as estratégias adequadas para construir e gerir a confiança dos praticantes/atletas. As inscrições terão um custo de 40 euros e são limitadas a 15 participantes, que receberão 1,6 unidades de crédito, mediante a obtenção de aproveitamento.

Entre os dias 25 de maio e 1 de junho, decorre o curso de “Nutrição no Desporto” que irá atribuir 2,0 unidades de crédito e é dirigido a diretores técnicos, técnicos de exercício físico, treinadores e outros interessados. A formadora designada para esta ação é a Dr.ª Ângela Henriques, licenciada em Ciências da Nutrição e pós-graduada em Nutrição Desportiva e nutricionista na União Desportiva Oliveirense equipa sénior de Basquetebol e na escola de futebol Pro Direct Academy Portugal. O curso tem um custo de 50 euros por participante – limitado a 15 inscrições – e tem como objetivos específicos garantir que os formandos serão capazes de conhecer tanto os substratos energéticos utilizados durante o exercício físico como os nutrientes e as suas fontes alimentares; identificar estratégias alimentares para diminuir massa gorda e estratégias alimentares que promovem síntese proteica e conhecer as necessidades nutricionais específicas no exercício físico.

Por último, e tendo em consideração a adesão na edição anterior, temos o curso “Controlo e Prescrição do Exercício na Diabetes” que decorre entre os dias 8 e 10 de junho. Esta ação de formação pretende oferecer competências a diretores técnicos, técnicos de exercício físico, treinadores e outros interessados em como dominar os conceitos da diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2; saber selecionar e aplicar os exercícios adequados ao estatuto clínico do doente diabético; saber utilizar as guidelines de prescrição do exercício para doentes diabéticos e controlar as variáveis bioenergéticas do diabético durante a prática e reconhecer os riscos associados ao exercício para o doente diabético. Esta formação está entregue ao Mestre Rogério Salvador, licenciado em Ciências do Desporto, mestre em Exercício e Saúde e docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. A ação de formação possibilita a atribuição de 1,6 unidades de crédito e está limitada a 15 inscrições, tendo um custo de 40 euros por pessoa.

Para mais informações sobre a oferta disponível, podem aceder a https://www.cdp.pt/plano-formacao.html, e poderão esclarecer qualquer questão necessária através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fonte: CDP, 11/05/2020