“Construir um Desporto de base mais forte” foi o tema da 7ª edição da European Sport Platform 2024, que decorreu entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, em Pristina, no Kosovo.
Organizado pela European Non-Governmental Sports Organization (ENGSO), e acolhido pela sua organização membro, o Comité Olímpico do Kosovo, o evento deste ano procurou oferecer uma oportunidade valiosa para fortalecer o movimento desportivo de base europeu, facilitando as discussões significativas sobre a forma como o desporto e os valores europeus podem ter um impacto positivo na sociedade e contribuir para a construção de comunidades ativas, saudáveis e pacíficas.
Como membro ativo da ENGSO desde abril de 1995, a Confederação do Desporto de Portugal esteve representada no evento pelo seu presidente, Daniel Monteiro e pelo Secretário-Geral, Carlos Dias Ferreira, que trocaram várias experiências sobre o papel fundamental do Desporto com os respetivos representantes dos comités olímpicos nacionais, federações desportivas internacionais, europeias, nacionais e regionais, bem como, especialistas em desporto, educação, política europeia e juventude.
No seu discurso de boas-vindas, o Presidente da European Non-Governmental Sports Organization, Stefan Bergh, agradeceu aos seus aos anfitriões, ao Comité Olímpico do Kosovo e ao seu presidente, Ismet Krasniqi, e a Iber Alaj, Diretor do Departamento de Desporto do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, pela calorosa receção e pela valiosa oportunidade de reunir os membros da ENGSO e a comunidade desportiva europeia de base em Pristina, Kosovo.
A realização anual da European Sport Platform, nas palavras de Stefan Bergh, serve para unir comunidades, promover ligações e defender valores que nutrem a paz, a solidariedade e a amizade, bem como apresentar-se como uma verdadeira oportunidade de construção de pontes para todos os que estão empenhados em fortalecer o desporto de base em toda a Europa.
No primeiro dia do evento, realizou-se a Conferência final do Projeto "Sports as Value", desenvolvido no âmbito do programa ERASMUS+, e que teve a CDP como parceira. A Conferência culminou com a oferta de pesquisas e discussões perspicazes sobre o desporto de base dos Balcãs e a importância de integrar nele os valores europeus, com o objetivo de construir sociedades mais pacíficas numa região historicamente fragmentada.
O segundo dia começou com uma sessão sobre o processo de alargamento da UE, e o papel que o desporto desempenha neste sistema, discutindo-se as oportunidades que a União Europeia oferece ao setor, de forma a encontrarem-se novas ferramentas para apoiar financeiramente as organizações.
Rune Arctander, Chefe de Desenvolvimento Internacional do Comité Olímpico e Paralímpico Norueguês e da Confederação Desportiva, enfatizou o papel do desporto como o maior movimento mundial de direitos humanos.
O evento contou ainda com a realização de workshops e debates em torno de questões como a integridade no desporto, a prevenção da viciação de resultados no desporto europeu e a salvaguarda da saúde mental dos jovens.
O legado duradouro dos grandes eventos desportivos, os direitos humanos e a igualdade, e o papel das cidades na inspiração de comunidades mais saudáveis e ativas, foram os temas que marcaram o último dia da European Sport Platform 2024.
Como já é tradição, o evento terminou com uma cerimónia de passagem da bandeira da ENGSO, de Pristina para Barcelona. Gerard Esteva, Presidente da União das Federações Desportivas Catalãs (UFEC), deu as boas-vindas a todos em Barcelona, Espanha, o próximo anfitrião da European Sport Platform.
Fonte: CDP, 26-11-2024