Daniel Monteiro, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), acompanhado pelo Secretário-geral, Carlos Dias Ferreira, e Membro da Direção, Miguel Salema Garção, foi hoje recebido em audiência no Parlamento por José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República.
Durante o encontro, que serviu também para apresentação oficial de cumprimentos do presidente da instituição que congrega o movimento desportivo federado em Portugal à segunda figura do Estado, foi anunciado um ciclo de conferências com organização conjunta da CDP e da Assembleia da República, com o objetivo de refletir sobre o futuro do setor e o seu papel fundamental a nível social e comunitário, nomeadamente nas áreas da Saúde, Economia, Educação e Coesão Social.
O ciclo de conferências a ser organizado pela CDP, em parceria com a Assembleia da República, terá várias sessões, que decorrerão durante os próximos meses, com a participação de vários convidados e especialistas provenientes de diversas áreas do conhecimento (ainda por anunciar), no Auditório António de Almeida Santos, na Assembleia da República.
Na sua audiência com o presidente da Assembleia da República, Daniel Monteiro teve também oportunidade de apresentar a José Pedro Aguiar-Branco as prioridades da CDP, para alavancar o desenvolvimento do Desporto português e potenciar a sustentabilidade deste setor fundamental para a sociedade portuguesa. Relembrar que estas propostas foram publicamente apresentadas, em janeiro deste ano, no documento da CDP intitulado “5 Prioridades Políticas para a XVI Legislatura”.
Neste contexto, e sabendo que o Orçamento do Estado (OE2025) está prestes a ser apresentado e discutido no Parlamento, um dos pontos abordados no encontro foi a questão relativa à reformulação que, na visão da CDP, se impõe do atual modelo de financiamento do Desporto português. Para a CDP, tendo em conta a absoluta importância do papel que o Desporto desempenha na sociedade, impõe-se o reforço da dotação financeira, por via do Orçamento do Estado, e a revisão do modelo, para um formato plurianual, que privilegie o mérito desportivo e a boa gestão das organizações desportivas.
Diretamente relacionado com a questão do financiamento do Desporto em Portugal, Daniel Monteiro teve a oportunidade de partilhar algumas das conclusões mais importantes do novo estudo “O valor do Desporto português, o seu financiamento (1996-2024) e o seu futuro”, que deverão servir de base e orientação para a discussão do OE2025, documento que será oficialmente apresentado no próximo dia 1 de outubro.
Por último, outra das temáticas abordadas durante o encontro entre o presidente da CDP e o presidente da Assembleia da República foi a importância e necessidade urgente do Desporto federado estar devidamente representado no Conselho Económico e Social – circunstância que atualmente não se verifica – , uma posição que vem sendo defendida pela CDP, tendo em conta o papel central do Desporto ao nível social e comunitário, como fator de desenvolvimento da pessoa humana, tanto na sua dimensão física, como psicológica.
À saída da audiência, Daniel Monteiro fez questão de “agradecer a disponibilidade do senhor Presidente da Assembleia da República em receber os representantes da CDP”, salientando “o interesse genuíno do Sr. Presidente da Assembleia da República em ser um parceiro ativo do Setor, disponibilizando-se a utilizar a sua magistratura de influência ao servido do Desporto, dos seus valores e competências para o desenvolvimento social, cívico e comunitário do país”. Para o presidente da CDP, “o ciclo de conferências organizado em parceria com a Assembleia da República será um importante fórum para fazer ver ao país político que investir no Desporto tem um impacto direto em vários outros setores do Estado, nomeadamente na Economia, na Educação, na Saúde e na Coesão Social”.
Fonte: CDP, 10 de setembro de 2024