CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Comunicado

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) vem, por este meio, manifestar o seu profundo desagrado e repúdio pela decisão da RTP, canal público de televisão, de não transmitir a final do Campeonato da Europa de Andebol de Sub-20 entre as seleções de Portugal e Espanha.

Esta decisão põe em causa o serviço público a que a RTP está, moral e contratualmente, vinculada e prejudica os interesses de todos os portugueses amantes do desporto – e os da própria modalidade em particular.

A CDP considera que a transmissão de eventos desportivos de grande relevância, como é o caso desta final do Europeu Sub-20, sobretudo daqueles em que as seleções nacionais têm um lugar de destaque, é uma obrigação do serviço público de televisão. Os portugueses merecem diversidade de oferta desportiva e a não transmissão deste jogo é um desrespeito para com os telespetadores portugueses, especialmente num momento em que a seleção portuguesa de Andebol de Sub-20 tem a oportunidade de ganhar um título tão importante. Aliás, na vizinha Espanha, a final será transmitida no Teledeporte, um canal público espanhol dedicado ao desporto.

Face a esta situação, a CDP exige explicações por parte da RTP. Consideramos imprescindível que sejam prestados esclarecimentos detalhados sobre os motivos que levaram a esta decisão e quais os critérios utilizados para a mesma. Para tal, a CDP vai solicitar uma reunião urgente ao Conselho de Administração da RTP, na qual esperamos obter respostas concretas e encontrar soluções para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Esta não é a primeira vez que a cultura “monodesportiva” mina critérios editoriais e prejudica as modalidades desportivas em Portugal. A cultura desportiva cultiva-se, em grande parte, pelo papel da comunicação social, em especial do canal público, na divulgação do ecletismo desportivo português. Como bem público que é, o Desporto merece e exige ser reconhecido como tal por parte da RTP.

Esta decisão demonstra bem a urgência de se avançar com uma renovação do contrato de concessão da RTP, garantindo que existe uma verdadeira priorização do ecletismo desportivo e da transmissão televisiva das principais competições internacionais com presença de seleções nacionais. É fundamental que a RTP cumpra o seu papel de serviço público, proporcionando aos portugueses a oportunidade de acompanhar e apoiar os atletas e as seleções nas principais competições desportivas internacionais.

A CDP reafirma o seu compromisso com a promoção e valorização do desporto em Portugal e continuará a lutar pelos interesses dos atletas, clubes, federações e adeptos nacionais. Aguardamos uma resposta célere e positiva por parte da RTP.

Fonte: CDP, 21 de julho de 2024